Política

Blog de WS: Bolsonaro cancela repasses à PB e obriga Azevêdo apertar o cinto

Blog analisa o embate direto entre o governador do Estado e o presidente da República.


10/08/2019

Imagem ilustrativa

O blog do jornalista e analista politico Walter Santos, em mais uma análise dos bastidores da política da Paraíba, traz neste sábado (10), o embate direto entre o governador do Estado, João Azevêdo (PSB), e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) com diversos repasses suspensos nesta semana passada por ordem do presidente .

 

Segundo WS, diante de um cenário “nunca visto antes”, após o embate e o corte de recursos diretos para a Paraíba, cabe agora ao chefe do Executivo estadual “apertar os cintos”, mesmo contra a vontade de algumas alas do governo, e esperar uma resposta positiva vinda do Consórcio Nordeste, onde governadores da região estão reunidos na China fechando novos investimentos e trazendo folego para a região.

 

Confira na íntegra a análise. 

 

Azevêdo: realidade difícil com Bolsonaro lhe faz priorizar controle fiscal para sobreviver

Nos bastidores em torno do governador João Azevêdo a realidade posta retrata as conhecidas quedas-de-braço entre lideranças e partidos para emplacar projetos e interesses localizados, entretanto, pela primeira vez na história recente o Governo da Paraíba convive com a mais odienta política de perseguição real do Palácio do Planalto feita pessoalmente por Bolsonaro.

Nesta semana finda, o Secretário  de Fazenda estadual,  Marialvo Laureano,não quis comentar detalhes  de diversas transferências de recursos federais para o Estado canceladas sob ordem do presidente, algumas já empenhadas.

 

Este é o cenário real de restrições nunca visto levam o governador a ter que expor, nos entendimentos presentes e futuros, a imperiosa necessidade de ampliar o controle de dinheiro novo porque é grave a retaliação de Bolsonaro, repito, nunca visto antes.

 

APERTAR O CINTO E BUSCA FORA

Ao governador não lhe resta outra saída que não seja segurar os recursos possíveis, mesmo diante do mau humor de setores políticos, tendo de encarar a realidade sob pena de descontrole e crise aguçada com dimensões piores possíveis.

 

Afora esse “dever de casa”, Azevêdo precisa criar as condições de negociação no Tesouro Nacional para consolidar a possibilidade de empréstimos de Bancos europeus e chineses. Dinheiro existe, as condições fiscais do Estado permitem, mas precisa resolver a burocracia.

 

O governador do Piauí, Welligton Dias, informou ao Blog ontem, direto de Pequim, que a China e outros membros dos BRICS, além da Europa, estão em condições de gerar meios de contratação de novos investimentos no Nordeste, conforme atestou.

 

A QUESTÃO DA BASE

O governador vai precisar encarar e atrair apoio da Base aliada para enfrentar este grave momento com transparência e firmeza de atitudes porque do contrário é o caos.

 

Para o futuro do Estado, a experiência real do governador é um fator de muita importância nesta conjuntura.

 

UMAS & OUTRAS

…O presidente e secretário Edivaldo Rosas esteve conversando com o ex-governador Ricardo Coutinho.

…Ainda não foi anunciado o retorno de Lucélio Cartaxo ao governo Municipal.

…A China comemora quinta-feira, em Recife, na Câmara Municipal, 45 anos de relações diplomáticas com o Brasil. O Blog foi convidado.

 

ÚLTIMA

” É preciso saber viver…”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //