Política

Blog de WS avalia expectativa e efeitos de Bolsonaro na Sudene lançando novo Plano para Nordeste

Multimidia sintetiza sobre o novo plano da Sudene, que comemora 60 anos da sua fundação em torno da presença de Bolsonaro diante de cortes no orçamento


23/05/2019

Na imagem, o jornalista e analista politico Walter Santos

O jornalista e analista politico, Walter Santos, em mais uma análise nesta quinta-feira (23), em seu blog, sintetiza o novo plano da Sudene, que comemora 60 anos da sua fundação, em torno de uma presença do presidente Jaie Bolsonaro que já confirmou presença no evento. 

 

Segundo WS, a presença causa expectativa principalmente nos governadores que, segundo o publisher, convivem com poucas politicas efetivas do governo federal e vivem céticos de que haja dinheiro novo no PRDNE.

 

“É a primeira vez que oficialmente ele cumpre uma agenda no Nordeste, onde ele perdeu a eleição e viu 9 governadores serem eleitos com propostas adversas ao que ele pensa e quer”, disse o jornalista. 

Confira na íntegra o novo texto:

 

A expectativa do novo Plano da Sudene diante da presença de Bolsonaro e as reações

A véspera do lançamento do novo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste em plena comemoração em 2019 de 60 anos da Sudene, com a esperada presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, diante dos governadores, tem se cercado vários cenários e expectativas em face do perfil pessoal do personagem principal.

 

Depois de inúmeras viagens internacionais é a primeira vez que oficialmente ele cumpre uma agenda no Nordeste, onde ele perdeu a eleição e viu 9 governadores serem eleitos com propostas adversas ao que ele pensa e quer.

 

É este contexto enigmático que faz o lançamento ser cercado desta alta expectativa, sobretudo pelo fato do PRDNE exigir projeções de investimentos modernizantes diante de muitos cortes orçamentários pelo Governo Federal.

 

Como Bolsonaro conviverá com tantas propostas para o Nordeste a exigir dinheiro novo se ele tem sinalizado por restrições de dinheiro novo?

 

Conceitualmente, o Plano está muito bem definido entretanto exige decisão politica do presidente e isto não se sabe na véspera como ele vai se conduzir.

 

Os governadores chegam à Assembléia da Sudene, onde o PRDNE será lançado nesta sexta-feira ressabiados porque até agora pouco andou sob iniciativa de Bolsonaro na relação com eles.

 

Além do mais ainda tem manifestações populares via redes sociais contra a presença do presidente.

 

Há, em síntese, alta expectativa sobre como tudo se dará de agora em diante.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //