Política

Blog de WS analisa efeitos do saldo de Moro/Dallagnol no país e Paraíba


15/06/2019

Neste sábado (15) de chuva em João Pessoa, o blog do jornalista Walter Santos avalia como os últimos graves fatos envolvendo o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, responsável pela Operação Lava Jato, têm repercutido no mundo jurídico, inclusive, na Paraíba.

Confira o texto na íntegra:

Moro mesmo flagrado em ilicitudes inspira juízes até na PB; isto é pacto ou afinidade ideológica?

Os últimos fatos escandalosos comprovando a ação ilegal do ex-juiz Sérgio Moro conduzindo, comandando e interferindo na Lava Jato transformando o MPF em mamulengo institucional com o objetivo torpe de aniquilar Lula e o PT têm tido grande repercussão internacional, mas ainda abrigando “apoios contidos” velados de juízes e desembargadores, inclusive na Paraíba. Há, evidentemente, muitas opiniões criticando o ex-juiz.

Data vênia, é impressionante como magistrados de missões decisivas na sociedade se deixam manifestar nas redes sociais com posição parcial diante de flagrantes escandalosos comprovados do ex-juiz induzindo os pobres mortais a concluir que a postura e atitudes de Moro fez escola.

PARA QUE SERVE A JUSTIÇA?

A ideologia próxima do Lawfare em nome do pensamento de ultra direita de Moro parece expandida e influente em parte do mundo jurídico, incluindo até a OAB na Paraíba, em flagrante desrespeito aos princípios básicos do Estado Democrático de Direito.

Além de tudo, data vênia, a prova sempre será peça fundamental no Direito e não a teoria do Domínio do Fato, como tem vingado em decisões jurídicas influentes na cena nacional.

O QUE DIZ O MINISTRO DO STF

O ministro Ricardo Lewandowiski explicou o que está em jogo e como juiz deve se posicionar:

“O relacionamento de juízes com as partes está bem fundamentado no artigo oitavo do Código de Ética da Magistratura. É só olhar e procurar entender”, disse ele.

No entanto, ele deixou claro estar falando genericamente.

“Não posso falar sobre esse assunto porque eu possivelmente terei que julgar alguma coisa relativa a esse tema. […] A lei da magistratura veda que qualquer juiz se manifeste sobre assuntos que venha a apreciar”, disse o ministro.

Eis o recado.

ALÉM DOS FATOS COMPROVADOS

O saldo do que o The Intercept apresentou, de forma comprovada, em torno de Moro não pode mais ser mote de referência positiva no campo da Justiça porque, diante de inúmeras ilegalidades, está claro que a importância da Lava Jato serviu de instrumento político e ideológico, infelizmente com a participação nefasta de membros do Judiciário e MP.

Felizmente, a mídia tradicional, responsável pela reprodução cúmplice da farsa montada e imposta, já não consegue segurar a verdade que expõe parte da Justiça envolvida com esgoto histórico.

Será que a cultura Moro/Dallagnol sobreviverá na Paraíba por mais tempo?

UMAS & OUTRAS

…A eleição na Procuradoria Geral de Justiça tem 4 membros do MP na disputa pelo comando estadual.

…O atual procurador Francisco Seraphico da Nóbrega é candidato à reeleição. Tem respaldo na categoria.

…São ainda candidatos João Geraldo Barbosa, que disputou a eleição anterior, o atual secretário-geral do MPPB, Hortêncio Queiroga e o ex-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Bergson Formiga.

…À Exceção de João Geraldo, os três outros candidatos têm apoio da AMPB.

…É a partir deste conjunto que reside o futuro do Ministério Público estadual.

…A pergunta é: efeitos Moro/Dallagnol chegam à Paraiba? Vamos acompanhar.

ÚLTIMA

“Tô vendo tudo/tô vendo tudo/
mas bico calado/ faz de conta que sou mudo”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //