menu

Cursos e Eventos

09/02/2013


Cartaxo prestigia o Bloco Cafuçu

Carnaval

{arquivo}O colorido das estampas extravagantes, o exagero na maquiagem, nos acessórios e na combinação de estilos são a marca registrada do bloco Cafuçu, que desfilou pelas ruas do Centro da Capital. Não fugindo à regra, os foliões trouxeram na bagagem muita criatividade e bom humor e garantiram a alegria no encerramento das prévias carnavalescas em João Pessoa, na noite desta sexta-feira (8), que contou com a participação do prefeito Luciano Cartaxo.

Há 23 anos os Cafuçus mantém a tradição de trazer diversão e irreverência à João Pessoa, mostrando a alegria do exagero durante o arrastão pelas ruas do Centro Histórico. Este ano, em virtude do aumento dos investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o bloco contou com 14 orquestras de frevo divididas em três polos: Praça Dom Adauto, Ponto de Cem Réis e Praça Rio Branco.

Durante o percurso, o prefeito Luciano Cartaxo foi recepcionado e cumprimentado com entusiasmo pela multidão e fez uma breve avaliação do ‘Folia de Rua’, destacando o sucesso do evento. “Este é o melhor ano, da história do nosso Carnaval, que não consiste apenas nas prévias e no Carnaval Tradição, como era de costume, mas que num esforço conjunto, os investimentos foram ampliados e criamos polos carnavalescos que devem estender o Carnaval em diversos bairros da cidade, descentralizando a folia e levando alegria a todos os pontos de João Pessoa”, ressaltou.

Ainda segundo o prefeito, é importante fortalecer o Carnaval municipal e apostar nas parcerias com emissoras de alcance internacional. “Fortalecendo o Carnaval, favorecemos o crescimento do turismo e aquecemos a economia. Para tanto, firmamos uma parceria com a Rede Bandeirantes de Televisão, que transmitiu nosso ‘Folia de Rua’ para mais de 20 países. São ações como esta que servem como gancho para divulgação de nossa riqueza cultural internacionalmente”, frisou Luciano Cartaxo.

{arquivo}Para todas as idades – O percurso do Cafuçu, que agora conta com três pontos principais de concentração, levou para as ruas crianças, idosos, jovens e adultos. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas prestigiaram o evento. Com o investimento feito pela PMJP, a direção do bloco incrementou a estrutura da folia, incluindo palcos, segurança, sonorização e orquestras.

Para o diretor do bloco, Buda Lira, o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope/PMJP) é responsável pela realização de um evento ainda maior que o do ano passado. “Temos várias orquestras para animar os foliões. Alcançamos nossa estimativa de público e organizamos um pequeno palco, em parceria com o Coletivo Mundo, para animar o fim da noite”, completou.

23 anos de irreverência
– O Cafuçu surgiu de uma brincadeira entre os amigos Adalice Costa (falecida), sua irmã Ana Costa, William Pinheiro, Henrique Magalhães, Paulo Vieira, Torquato Joel, Buda e Bertrand Lira. Juntamente com outros dez blocos carnavalescos, o Cafuçu é responsável pela criação do ‘Projeto Folia de Rua’ (1992) e pela fundação da Associação Folia de Rua (em 1996), em João Pessoa.