menu

Paraíba

16/02/2013


Bispo toma posse na Diocese de Patos

A Diocese de Patos, no Sertão paraibano, que contempla 28 municípios, está em festa para receber o novo bispo, que tomará posse na tarde de hoje. Dom Eraldo Bispo da Silva foi ordenado na função pela primeira vez, prometendo dar continuidade aos projetos construídos pela comunidade diocesana nos últimos anos.

O bispo falou da alegria em assumir a nova posição na Igreja Católica. “Quero nesta palavra de saudação inicial a todos os irmãos e irmãs, dizer que a Igreja de Patos, tão bem apascentada por exímios pastores nos seus 53 anos de missão, coloca no coração do seu quarto bispo uma responsabilidade de grande peso, mas dá, também, uma certeza de que nestas terras, embora sofridas pela escassez da chuva, realidade tão conhecida por todos os homens e mulheres de grande bravura desta região, não falta a fecunda graça de Deus que torna este povo piedoso, devoto e comprometido com a sua fé em Jesus”, disse.

O novo bispo atuava na paróquia do município de Barreiras, na Bahia, e está substituindo o bispo dom Manoel dos Reis, que foi transferido ao município de Petrolina, em Pernambuco. De acordo com o chanceler da Cúria da Diocese de Patos, padre Rogério Almeida, a população de toda a região vem se preparando há dias para receber o novo guia da comunidade católica sertaneja. “Há cerca de um ano estamos sem bispo na Diocese, e a expectativa é muito grande em todo o povo, especialmente da comunidade católica. O bispo vem preencher uma vaga que tem como função ser um ponto de unidade que conduz o povo cristão”, informou.

Para dom Aldo Pagotto, arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, como experiente evangelizador, conhecedor e seguidor da Palavra, dom Eraldo orientará juntamente com o seu presbitério e com as lideranças cristãs, o povo que lhe será confiado. “Da celebração dos sagrados mistérios na Liturgia e na vida, da abundância da mesa da Palavra e da Eucaristia brotem várias formas da partilha da Caridade, levando-a aos corações, aos lares, aos locais de trabalho, às praças e a todos os cantos onde a vida acontece, os valores do amor, verdade, justiça e paz. Auspiciamos a dom Eraldo Bispo da Silva um profícuo ministério apostólico, repleto de bênçãos transformadas em oportunidades para a promoção de uma fecunda atividade evangelizadora vinculada à promoção da dignidade da vida humana".

A posse do bispo acontecerá às 17h, através das bênçãos de dom Aldo Pagotto, que também celebrará uma missa com a participação de toda a comunidade patoense, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade. Mas, desde a manhã de hoje, a celebração será iniciada com sua recepção na Paróquia de Santo Onofre, no município de Junco do Seridó, às 8h. De lá, a comitiva se dirige ao município de Patos, onde será recepcionada inicialmente na entrada da cidade, às 10h. A comitiva percorrerá as principais ruas da cidade de Patos, chegando à Catedral, onde o Bispo será recepcionado por autoridades civis, religiosas e políticas. Às 17h, no Largo D. Gerardo, ao lado da Catedral, acontecerá a Grande Concelebração de Posse de dom Eraldo, com a presença de vários Bispos de outras Dioceses da Paraíba e do Nordeste. Uma grande multidão de fiéis é aguardada nesse momento celebrativo.