Política

Batinga solicita a OAB instalação de Subseção na região do Cariri


22/03/2013

O deputado Carlos Batinga (PSC) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) solicitando ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, que seja instalada uma Subseção da OAB na região do Cariri, mais precisamente na cidade de Monteiro.

Segundo Batinga, a Subseção “é um pleito antigo dos advogados residentes e atuantes no cariri paraibano, que necessitam na região, de uma maior aproximação com Ordem”. Atualmente os juristas do Cariri são atendidos pela Subseção de Campina Grande ou pela Seccional de João Pessoa.

“É de bom alvitre, demonstrar a importância jurídica e até mesmo social, da presença de uma Subseção da OAB na região do cariri paraibano que possui uma quantidade significativa de advogados militantes e que já detém hoje uma população superior há 100 mil habitantes. Saliente-se ainda, que Monteiro abriga as principais gerências dos órgãos Públicos do Estado na mencionada região, a exemplo das gerências regionais de Saúde, Educação, Segurança, Emater, entre outras”, comentou.

O deputado destaca também que em todas as regiões e cidades importantes do interior do Estado, tanto quanto Monteiro, já dispõem de Subseções da Ordem dos Advogados, a exemplo de Patos, Guarabira, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Sousa. Desta forma, apenas o Cariri não se encontra contemplado com tal órgão.

“Se não bastassem tais considerações, deve-se levar em conta ainda outros aspectos primordiais e relevantes para solicitar tal pleito, pois Monteiro possui Sede da Justiça Federal, Vara da Justiça do Trabalho, é Sede da 29ª Zona Eleitoral que abrange além de Monteiro, mais quatro municípios: Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Camalaú e São João do Tigre”, sustentou.

Batinga acrescenta que Monteiro é conhecida como um celeiro de grandes juristas, sendo a única cidade do interior do Brasil, onde nasceram em uma mesma Rua, dois Ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF): Djaci Alves Falcão (in memorian) e Luiz Rafael Mayer; além de Francisco Falcão, atual Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que é Pernambucano, mas conserva laços com a cidade por ser filho de monteirense e inclusive mantêm residência na cidade.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //