Academia Paraibana de Medicina empossa nesta 6ª feira novo imortal Paulo Germano Furtado


13/06/2019



Por Walter Santos

O presidente da Academia Paraibana de Medicina, João Medeiros Filho, confirmou a posse nesta sexta-feira, 14, às 20h00, na sede do Conselho Regional de Medicina ( Pedro II) do novo imortal, integrante da APM, renomado médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado na cadeira de número 6.

Conforme dados levantados pelo Portal WSCOM, o novo membro da academia deve abordar inicialmente o histórico do patrono Cassiano Carneiro da Nóbrega e, na sequência, o antecessor médico José Eymard Medeiros – dois renomados médicos intelectuais.

A saudação do novo acadêmico será feita pelo reconhecido médico poeta Fernando Cunha Lima.

QUEM É – O médico Paulo Germano Cavalcanti Furtado é também um estudioso e intelectual nascido em João Pessoa em maio de 1945.

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba no ano de 1969. Cirurgião Pediátrico, e professor aposentado do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba.
Idealizador e atual chefe do Serviço de Fissuras Labiopalatinas do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB que foi criado em outubro de 1991.

COMO É – O Serviço é composto por equipe multidisciplinar com participação efetiva de cirurgiões, fonoaudiólogos e ortodontistas.

As fissuras comprometem a parte mais visível do corpo — a face, e atingem uma das nossas funções mais humanas — a fala. O objetivo do tratamento é a completa reabilitação do paciente em todas as suas necessidades biopsicossociais.

SENTIDO – A verdadeira HUMANIZAÇÃO está sempre presente em todos os atos e palavras de toda a equipe.
Sendo referência na região, já existem cadastrados 2.300 pacientes que são provenientes de quase todos os municípios da Paraíba e de estados circunvizinhos.

O trabalho incide no protocolo nacional de atendimento ao Fissurado — Projeto BRAZIL CLEFT — temos apoio da Instituição SMILE TRAIN com sede em Nova York e do Projeto SHRINERS que mantém dez Hospitais nos Estados Unidos e Canadá e que está com investimentos no Brasil.

Ele comentou: “travamos uma grande batalha contra o SOFRIMENTO de quem nasceu com lábio leporino e fenda palatina.”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //