menu

Paraíba

16/07/2019


‘A prevenção acertada de Luciano, as novas decisões da “Xeque Mate” e até quando Santiago se mantém preso’, por Walter Santos

O jornalista e analista político Walter Santos comenta, nesta terça-feira (16), sobre os principais assuntos da Paraíba nos últimos dias. Walter aborda o desdobramento da Vaza Jato, a internação do executivo Lucélio Cartaxo e as novas decisões ligadas à Operação Xeque-Mate.

Leia:

‘A prevenção acertada de Luciano, as novas decisões da “Xeque Mate” e até quando Santiago se mantém preso

São muitos assuntos ao mesmo, sobretudo depois do desvendamento de Dallagnol, Cia e Moro fazendo negócios com a Lava Jato, mas em termos de aldeia chama a atenção a medida acertada do prefeito Luciano Cartaxo, de João Pessoa, de buscar resolver de vez o drama de seu irmão Lucélio e, por fim, os desdobramentos do Caso Xeque-Mate.

No primeiro caso, apesar da blindagem da Rede Globo sobre Moro e Dallagnol é uma questão apenas de tempo a revelação documentada de participação do grupo mais Moro e Dallagnol no maior escândalo a ferir nossa frágil democracia.

AGINDO CORRETO

Não há o que se discutir quando se pode prevenir e evitar maiores riscos, como fez o prefeito da Capital levando pessoalmente seu irmão para o hospital Sirio Libanês. Se pode e tem condições é assim que se faz.

Agora é aguardar os próximos dias, que tomara de plena recuperação.

O CASO CABEDELO

A novidade da parada é o relaxamento da prisão do ex-prefeito Leto Viana e outros atores do caso/crime.

Chama a atenção o fato do empresário Roberto Santiago se manter privado de liberdade, se ele se dispõe a cumprir com as determinações legais. Já passam de três meses.

O fato é que já se faz preciso resolver de vez sua situação, além do mais o que fundamenta mantê-lo preso, se tem endereço conhecido, os ditames da tecnologia permitem monitoramento e, com punição, fazê-lo pagar com o que deve.

Voltaremos ao tema.’