Notícias

Batinga: 'ciclofaixa' será desativada após conclusão de ciclovia da Lagoa a Orla

A ciclofaixa de lazer existente no local deverá ser substituída pela nova ciclovia

Créditos: Reprodução / WEB

O titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Batinga falou durante entrevista à Rádio CBN João Pessoa, nesta sexta-feira (8), que a ciclovia que ligará a Nova Lagoa, no Centro de João Pessoa à Orla da Capital é um projeto de requalificação da Avenida Beira Rio e que a ciclofaixa de lazer existente no local deverá ser substituída pela nova ciclovia.

“É bem mais do que uma ciclovia, é um projeto de recuperação da Beira Rio, com reintegração das calçadas, é urbanizá-la como um todo e transformar a via em uma Avenida mais bonita e agradável, por ser um local de várias lojas comerciais e de muitas pessoas transitando”, afirmou.

O superintendente explicou que o projeto contempla a preservação da natureza presente no local. “O projeto evitou ao máximo atingir as árvores. Lá já tem vários tipos de árvores, deixamos a condição para que sejam plantadas mais árvores, preservando inteiramente os canteiros. Ou seja, a ciclovia vai dar toda uma requalificação necessária à Avenida fazendo a ligação entre a Lagoa e a Praia de forma definitiva, com um deslocamento bastante agradável”, ressaltou.

Segundo Batinga, o projeto de execução, foi realizado por técnicos da Semob. A previsão é de que seja entregue em um ano. “Claro que a ciclovia como está no canteiro e as obstruções são poucas, é possível que avance mais rápido, e continue o projeto nas calçadas um pouco mais lento. Mas toda a obra será concluída em um ano. Em um trajeto de 8 km da Primeira Igreja Batista até a Ponte do Rio Jaguaribe e previsão de custo de R$ 6 milhões e 700 mil reais”, frisou o superintendente.

Perguntado sobre como ficará o trânsito na Avenida durante a obra para a ciclovia, Batinga afirmou que, “pouco irá interferir no trânsito, durante a obra, visto que nada vai ser feito na faixa de rolamento. O objetivo principal é nas calçadas, fazer a reintegração das calçadas para serem melhor utilizadas pelas pessoas, pelos pedestres. Isso também deverá dar um reforno positivo na atividade econômica do local e por conseguinte transformar em uma avenida mais aprazível”, destacou. 

O projeto da ciclovia será lançado nesta sexta-feira (8), nas dependências do Paço Municipal, localizado em frente a Praça Pedro Américo, 70, 1º andar, no Centro de João Pessoa.

Por Fabrícia Oliveira - WSCOM


notícias relacionadas