Notícias

Prefeitura João Pessoa adota elefanta de circo para a Bica

O animal chegou em João Pessoa na quarta-feira

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) vai ganhar uma nova moradora. A elefanta Lady, que acompanhava o Circo Europeu Internacional, foi adotada pela cidade de João Pessoa. Ela foi doada pelo circo à Prefeitura Municipal, que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está preparando a Bica para recebê-la.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que esta é a primeira vez que o Parque Arruda Câmara tem a oportunidade de acolher um animal como este. "Isso vai valorizar muito a Bica e atrair ainda mais visitantes, principalmente as crianças que tem uma verdadeira paixão por animais. Estamos recebendo a elefanta com satisfação e vamos cuidar dela com muito carinho", garantiu.

O animal chegou em João Pessoa na quarta-feira (10) e estará à disposição da população para visitas após um período de três meses, quando estiver totalmente adaptado à cidade.

Diversas cidades brasileiras manifestaram interesse em adotar o animal. No entanto, de acordo com o secretário da Semam, Edilton Nóbrega, a infraestrutura da Bica e as belezas naturais da cidade pesaram para que João Pessoa fosse escolhida. “Este animal já transitou algumas vezes pela cidade e o tratador dela entendeu que teríamos a estrutura necessária para adotá-la. Vamos preparar o ambiente e recebê-la da melhor forma”, afirmou.

O secretário da Semam acrescentou que a cidade de João Pessoa está adotando um dos últimos animais de circo, numa atitude que demonstra o compromisso da PMJP com o meio ambiente. “Na Bica a elefanta terá conforto e qualidade de vida, com uma equipe especializada, com tratadores e médicos veterinários, todos os dias, à disposição”, destacou.

Para o diretor da Bica, Jair Azevedo, “é um privilégio para a cidade receber um animal deste porte. Aqui ele terá abrigo com solário (ambiente para tomar sol), ponto de fuga, obstáculos para se exercitar, um recinto projetado para proporcionar bem estar e qualidade de vida”, disse.

Segundo o assessor jurídico do Circo, Josemy Costa, 15 capitais brasileiras se manifestaram para adotar o animal: “Escolhemos João Pessoa para ser a nova casa de Lady pela qualidade do clima e pelo compromisso assumido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) em acolher o animal com toda a infraestrutura que ele requer”, ressaltou.

Período de adaptação - Durante este tempo de adaptação, os tratadores da Bica farão um intercâmbio com o educador da elefanta, Maércio Neves, mas conhecido como China, que cuida do animal há quase 40 anos e que também está se aposentando. Lady ainda permanecerá no ambiente do Circo durante três meses, enquanto será preparado o recinto na Bica para recebê-la, seguindo as normas do Ibama.

Pesando aproximadamente quatro toneladas, Lady é alimentada todos os dias com 7 quilos de ração, que inclui capim e pães. Ela foi treinada em indiano e em inglês, tem temperamento dócil e não participa mais de apresentações circenses.


notícias relacionadas