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PARAÍBA 2040 E ESTRATÉGIAS DE FUTURO


01/10/2015

Foto: autor desconhecido.

           Dois eventos em menos de uma semana nos chamam atenção para a economia paraibana. Um deles, muito simples, a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado aos artesãos e à gestora Lu Maia, do PAP – Programa do Artesanato Paraibano, sob propositura da deputada federal Estela Izabel Bezerra. O outro, realizado nesta terça-feira 29.09, com a entrega do PARAÍBA 2040, um planejamento de marketing estratégico para garantir ao Estado, em longo prazo, ações de importância dentro da administração pública, economia, diretrizes sociais, etc.

O Programa de Artesanato Paraibano, com competência da gestão de Lu Maia, vem pontuado a presença do governo através do Estado e exportando a beleza do trabalho dos artistas de forma inovadora. O artesanato aqui produzido tem sido valorizado dando lugar a uma cadeia produtiva, de economia criativa, gerando emprego, renda e ampliando possibilidades ao redor. Como não bastasse, tem sido levado a distantes lugares do país, participando das principais feiras e eventos ligados ao setor produtivo daquela arte, e turismo. Mais: os artesãos estão satisfeitos com o resultado, porque encontraram com o Programa, soluções de como viabilizar no mercado o que até pouco tempo era apenas um simples feitio, muita vez caseiro de bonecos de barro, bonecas de pano, abajours, até instrumentos musicais, roupas de algodão colorido, rendas, etc.
Com o PAP, o artesanato ganhou competência para representar hoje disputando entre os melhores do país. O artesanato é uma arte da nossa cultura que interage com diversos outros setores da cena artística, podendo associar e enriquecer a cena paraibana com o resto do mundo. E tem cumprido o seu papel, graças ao entendimento dos gestores e, novamente, a competência de Lu Maia, uma seringueira que vinda do Acre, aportou aqui seus talentos para somar.
O Paraíba 2040, mesmo que o final da milhar lembre e associe ao número de chapa quando da eleição do atual governador; trata-se do planejamento público responsável. Ferramenta do marketing com ações estratégicas já testadas e aprovadas em 14 Estados e diversos municípios, sob o gerenciamento de Jorge Gerdau, para o programa Movimento Brasil Competitivo. Teve inicialmente apoio do ex-governador Eduardo Campos, em Pernambuco, com excelente resultado de gestão e eficiência. Tem como função definida uma visão de futuro, diretrizes, objetivos, e indicadores de desenvolvimento econômico e social para o Estado, estabelecendo a estrutura superior à qual devem vincular-se todos os programas temáticos estruturantes, projetos, processos estratégicos e ações de Governo.

O Governo busca através do implemento desse programa, um como que modelo de resultado das empresas privadas, agora aplicado ao Estado. O marketing atual focado na criatura humana, desenvolvendo o ser humano para suas possibilidades e talentos, para sustentabilidade da sociedade e do mudo onde vive. Quer dar garantias de sobrevivência social através de mudanças profundas do Estado. Essas mudanças trazem benefícios e naturalmente só são possíveis com planejamento. Saber para onde se deseja caminhar no futuro.

A fala inicial de Gerdau na palestra de apresentação do programa diz que ao ver o nosso Estado, teve a impressão de não estar no Brasil, diante de tantos fatos importantes que aqui vem acontecendo e sendo desenvolvidos. De fato, a Paraíba, não fosse tanta visão mesquinha dentro da política, além da burocracia, vem despertando para um futuro brilhante. A demanda, a instalação de fábricas, de polos de desenvolvimento, são nada mais que indicadores de sucesso. Somos otimistas quanto à construção positiva e inovadora desse futuro.

O plano PARAÍBA 40 incorpora cinco premissas fundamentais: Educação e Trabalho como indutores do Desenvolvimento; Governança em Rede com Transparência e Participação Cidadã; Interiorização do Desenvolvimento; Qualidade e Eficiência do Gasto Público e; Diversidade Humana e Inclusão Social.

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing.
g.sabino@uol.com.br


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