Unipê representa Norte-Nordeste em competição de arbitragem na China - WSCOM

menu

Mais Esporte

01/02/2018


Unipê representa Norte-Nordeste

COMPETIÇÃO NA CHINA

O Grupo de Estudos em Arbitragem, Mediação e Comércio Exterior – Geace do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê representará a região Norte-Nordeste no Moot Shanghai, competição de arbitragem que ocorrerá em março, na China. Esta é a primeira vez que uma Instituição de Ensino Superior – IES do Norte-Nordeste envia um time para uma competição de arbitragem na Ásia, conforme o professor Henrique Lenon, um dos coaches do time do Unipê. Ao todo, neste ano, apenas três IES brasileiras participarão da competição. Lenon destacou a representatividade da competição para a Instituição e para os seus alunos.

“Estudantes de Direito de todo o mundo se reúnem (nessas competições) para debater um caso de arbitragem internacional, simulando audiências, como se fossem advogados de empresas. Essas competições são reputadas como grandes oportunidades acadêmicas, pois congregam os profissionais mais renomados da advocacia internacional, debatendo temas ligados à compra e venda de mercadorias”, explicou o professor.

Sobre o Moot Shanghai

Conforme o coach, o Moot Shanghai é uma preparação para o Vis Moot e para o Vis East, competições que ocorrem, respectivamente, em Viena e Hong Kong. A competição ocorrerá em março, e foram selecionadas para participar do evento apenas 24 universidades de 12 países: Alemanha, Brasil, Cingapura, Estados Unidos da América, Finlândia, Índia, Japão, México, Países Baixos, Reino Unido e República Popular da China. Confira, abaixo, a lista completa de IES que participarão do Moot Shanghai.

Dois estudantes do Unipê irão compor a equipe do Geace que representará a Instituição no Moot Shanghai, Matheus Meireles e Laís Dantas. Os alunos, conforme Lenon, já possuem experiência em competições internacionais, tendo representado o Unipê no Vis Moot, na Áustria, em 2017.

A importância da arbitragem

O coach do time do Geace do Unipê Henrique Lenon destacou a importância da arbitragem, meio de solução de conflitos que tem sido cada vez mais usado no Brasil. “Envolvendo não apenas clientes nacionais, mas também estrangeiros. A metodologia das competições permite aos alunos do Unipê estudar, com profundidade, os mecanismos processuais da arbitragem internacional e debater casos difíceis de direito comercial com alunos do mundo inteiro. É uma experiência intensa que repercute muito bem no mercado de trabalho, pois os grandes escritórios de advocacia do país conhecem as competições e valorizam, nas suas contratações, prévias experiências com algum Moot”, ressaltou.

Perspectivas do Geace para 2018

Em 2018, o Geace participará de competições internacionais em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba, em Viena, em Shanghai e em Hong Kong, adiantou Lenon. “Pretendemos consolidar nossa posição e repetir os bons resultados de 2017, quando, na competição nacional, ficamos entre as 8 melhores universidades do país. Apesar da intensidade do formato das competições, tudo isso tem um objetivo educacional maior: garantir que os nossos alunos estejam preparados para as mais sofisticadas exigências do mercado de trabalho”, finalizou.

Participating Teams Jurisdiction – Moot Shanghai

Dalian Maritime University PR China
Duke University the United State
East China University of Political Science and Law PR China
Fudan University PR China
Institute of law, Nirma University, Ahmedabad, Gujarat India India
Kobe University Japan
Loyala University Chicago School of Law the United States
National University of Singapore Singapore
North China University of Science and Technology PR China
Pontifical Catholic University of Sao Paulo Brazil
Shanghai Jiaotong University PR China
Shanghai University of Political Science and Law PR China
Shantou University PR China
The China-EU School of Law at China University of Political Science and Law PR China
Universidad Panamericana, Guadalajara Mexico
University Center of João Pessoa Brazil
University of Amsterdam The Netherland
University of Cologne Germany
University of International Business and Economics PR China
University of Helsinki Finland
University of Sheffield The United Kingdom
University of the State of Rio de Janeiro (UERJ) Brazil
Wuhan University PR China
Xiamen University PR China

Inscrições para o Vestibular Tradicional

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular Tradicional. Os cursos disponíveis na Instituição contemplam as áreas da saúde, tecnologia e negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.
 

Notícias relacionadas