UFPB e Sociedade Brasileira de Cardiologia articulam 1º Doutorado em Medicina com a USP - WSCOM

menu

Paraíba

18/04/2019


UFPB e Sociedade Brasileira de Cardiologia articulam 1º Doutorado em Medicina com a USP

Convênio entre a  UFPB e a USPA terá para a implantação do primeiro Doutorado em Medicina, que será também o Primeiro Doutorado em Cardiologia do Nordeste.

Por Oriel Farias

 

O presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, visitou o Gabinete da Reitora Dra. Margareth Diniz na manhã desta quarta-feira (17) para tratar com a Reitora acerca do convênio entre a  UFPB e a USP para a implantação do primeiro Doutorado em Medicina, que será também o Primeiro Doutorado em Cardiologia do Nordeste. O pró-reitor Isaac Medeiros e o chefe de Gabinete, Raimundo Barroso, também participaram sa reunião.

 

– É um legado único e histórico para a Paraíba e para as nossas futuras gerações, declarou.

 

Trata-se de Programa de Doutorado Interinstitucional em Cardiologia (DINTER) entre a USP e a UFPB, o qual tem por objetivo a qualificação do quadro docente da UFPB, visando beneficio acadêmico e assistencial que repercutirá em todo nordeste. Serão oferecidas 15 vagas no âmbito do programa que tem uma linha de pesquisa abrangente.

 

O Programa de Doutorado em Cardiologia da USP, coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, tem nota 7, maior nota da CAPES.

 

UFPB – USP – A parceria entre a USP e UFPB foi realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia, por intermédio do seu Presidente Eleito, Dr Marcelo Queiroga (ex-aluno da UFPB) e a da Prof.a Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar (vice Coordenadora da Pós Graduação em Cardiologia da USP e futura Diretora de Inovações da Sociedade Brasileira de Cardiologia). Destaque-se o empenho do Prof. Dr. Eduardo Sergio de Souza (Diretor do CCM) que atuou fortemente para viabilizar o programa.

 

Para a aprovação do DINTER foi fundamental a determinação da Professora Margareth Diniz que garantiu a contrapartida da UFPB para sua consecução. A Reitora Margareth Diniz, desde o princípio, acreditou no projeto e se comprometeu com a USP sem o que nada seria possível.
Também é importante destacar o forte apoio do Deputado Efraim Filho, incansável na defesa dos interesses da Paraíba, que tem buscado verbas junto à CAPES para assegurar o sucesso do Programa.

 

No dia anterior, o Cardiologista Marcelo Queiroga e o Deputado Efraim Filho foram recebidos pelo Prof Anderson Correia, presidente da CAPES, que se comprometeu a apoiar programa de Doutorado em Cardiologia USP-UFPB.