TV diz que sucessor de Zarqawi foi escolhido - WSCOM

menu

Internacional

12/06/2006


TV diz que sucessor de

A rede de TV árabe Al-Arabyia, baseada em Dubai, disse que a Al-Qaeda comunicou por meio de um website que Abu-Hamzah al-Muhajir vai substituir Abu Mussab Al-Zarqawi na liderança do grupo no Iraque.

A informação, no entanto, ainda não teve confirmação independente e analistas consultados pela BBC Brasil dizem que não há referências anteriores a ações de al-Muhajir na insurgência iraquiana. O comunicado com o nome dele não informa nem mesmo a nacionalidade do suposto novo líder.

“Quando al-Zarqawi morreu, falou-se nos nomes de Abu-Hamza al-Masri e de Abdullah Rashid al-Baghdad para substituí-lo, mas essa é a primeira vez que o nome de al-Muhajir aparece”, disse o pesquisador iraquiano Mustafa al-Ani, do Centro de Pesquisas do Golfo.

Al-Ani acha possível que a Al-Qaeda no Iraque tenha feito o anúncio de um nome fictício apenas para não dar a impressão de um vácuo de poder depois que o líder al-Zarqawi foi morto, na quarta-feira passada, quando os americanos realizaram um ataque aéreo contra o esconderijo dele.

“Minha impressão é de que a Al-Qaeda no Iraque vai tender mais a adotar uma liderança compartilhada. Acho que o estilo de al-Zarqawi era muito duro e cruel para permitir que apenas um novo líder tenha comando sobre tudo”, avalia.

Confirmação – O especialista em Oriente Médio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington, Anthony Cordsman, disse que também não tem nenhuma informação sobre al-Muhajir.

“Posso já ter ouvido o nome dele antes, não tenho certeza. Mas o que é certo é que não há grandes informações em arquivo sobre esta pessoa”, disse.

Cordsman diz que ainda não está seguro sobre a autenticidade da informação atribuída à Al-Qaeda.

“Com este tipo de coisa é sempre bom esperar uns dois dias para ver se a informação se sustenta”, diz.

Notícias relacionadas