Semana do Meio Ambiente começa neste sábado em João Pessoa - WSCOM

menu

Paraíba

03/06/2006


Semana do Meio Ambiente começa

Com atividades que vão desde eventos de educação ambiental e atrações culturais, começa neste sábado, 3, a partir das 9h, a Semana do Meio Ambiente (3 a 5 de junho). A abertura será no Ginásio de Esportes ‘Hermes Taurino’, no bairro de Mangabeira. Na segunda-feira, 5, comemora-se o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’.

A programação está distribuída entre os bairros de Mangabeira, São José, Centro (no Serviço Social do Comércio-Sesc), Tambiá (no Parque Zoobotânico ‘Arruda Câmara’-Bica) e em Gramame, na zona rural de João Pessoa. Durante todo o sábado haverá atividades culturais, incluindo-se o lançamento de um edital – iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município (Sedec) – de um concurso para a escolha da melhor redação cujo tema é o Meio Ambiente. Participam do concurso os alunos da rede pública municipal. Às 11h30, o coral da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) encerra as atividades no Ginásio ‘Hermes Taurino’.

A partir das 15h, o evento acontece no bairro São José, onde se apresentam os grupos ‘Baticumlata’, ‘Teatro Athrius do Rei’, ‘Cordel e Pé de Serra’, ‘Mc Júnior’, ‘Mc Gordinho’, ‘Rg Gospel’, ‘Mc Dz’ e ‘Conexão Hp’. Uma oficina de perna-de-pau e exposições de artesanato também estarão à disposição da população. Às 19h, haverá o lançamento da rádio-novela ambiental ‘Esperança’, produto de uma oficina oferecida pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) aos jovens daquela comunidade.

Gramame – Ainda no sábado, a partir das 19h30, a programação continua em Gramame com a realização do ‘São João Ecológico’, animado pelos ‘Cirandeiros do Vale Gramame’ e pelo grupo ‘Forró Rural’.

No domingo, uma caminhada na orla é a primeira atividade do dia. Com concentração a partir das 6h, no Busto de Tamandaré, os participantes vão até o Sesc-Cabo Branco, onde haverá degustação de frutas. Às 10h, funcionários da Semam e voluntários farão uma panfletagem com material de divulgação das campanhas de Combate à Poluição Sonora e Coleta Seletiva, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Às 15h, na Bica, haverá um sarau poético, exposição de orquídeas e apresentações de música e danças circulares.

Na segunda-feira, das 9h ao meio dia, a programação acontece no Sesc-Centro com apresentações artístico-culturais e exibição dos filmes ‘Jacques e as Tartarugas’, ‘Velhas Histórias’, ‘A Vida não Vive’ e ‘Amazônia em Chamas’. Após a exibição de cada um, haverá debates e reflexões sobre o tema meio ambiente.

Encerramento – O encerramento da Semana do Meio Ambiente acontece na terça-feira, 6, na sede da ONG ‘Escola Viva Olho do Tempo’ (EVOT), localizada em Gramame. Lá, a partir das 8h30, será realizada uma assembléia geral ordinária do Fórum da Agenda 21 Local do Baixo Gramame.

Nesta promoção, a Semam conta com a parceria de outros órgãos da administração municipal: secretarias de Comunicação Social (Secom), do Desenvolvimento Social (Sedes), de Educação, Cultura e Esportes (Sedec), Municipal de Saúde (SMS), Executiva de Turismo (Setur); Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Notícias relacionadas