Saúde promove oficina de biossegurança para técnicos do Centro de Zoonoses - WSCOM

menu

Educação

19/06/2006


Saúde promove oficina de biossegurança

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Gerência de Vigilância Sanitária (GVS), estará promovendo a partir desta segunda-feira, 19, oficina de biossegurança para os técnicos do Centro de controle de Zoonoses (CCZ). A atividade, que se encerra na quinta-feira, 22, pretende prevenir os profissionais de eventuais acidentes, como, por exemplo, no manuseio inadequado de produtos químicos e equipamentos utilizados na rotina de trabalho.

O gerente da GVS, Ivanildo Brasileiro, explicou que as oficinas de biossegurança serão aplicadas em todas as unidades de saúde do município ao longo do segundo semestre, argumentando que a ação será iniciada no Centro de Zoonoses, por ser o órgão um dos mais propensos a acidentes. Brasileiro lembrou que os riscos são muitos. Vão desde a postura adequada do servidor enquanto estiver trabalhando até o contato com animais silvestres nas matas. “Vamos mostrar um mapa de riscos a fim de prevenir os acidentes e garantir a saúde do trabalhador”, avaliou.

Brasileiro disse que, durante a oficina, será apresentado o Código de Ética Internacional para o Manejo de Animais. A proposta é para que o município adote a peça e, assim, siga as regras nele contidas. Respeitados órgãos, como a Fiocruz e a Universidade de São Paulo (USP), já adotaram o implemento. Além disso, afirmou o gerente da GVS, será apresentando o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, a fim do CCZ se adequar às normas do município.

Notícias relacionadas