ProJovem de João Pessoa matricula 1.319 alunos. Prazo termina nesta sexta-feira - WSCOM

menu

Educação

29/06/2006


ProJovem de João Pessoa matricula

Sexta-feira é o último dia de matrículas para os sorteados no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em João Pessoa. Até agora, 1.319 dos 1.700 alunos selecionados para o programa já efetuaram o cadastro. Segundo o coordenador de Qualificação Profissional do programa, Thiago Pacheco, após esse período apenas os estudantes que fizeram a pré-matrícula – mas que ainda não entregaram algum dos documentos exigidos – poderão efetivar o cadastro. O início das aulas está previsto para o próximo dia 17 de julho.

O processo de matrículas teve início no dia 30 de maio, quando os estudantes sorteados para participar do Projovem começaram a ser avisados, através de carta enviada pela coordenação nacional. No dia 1º de junho, os recenseadores começaram as visitas às residências dos alunos realizando a pré-matrícula. Cerca de 40 pessoas estão indo às casas dos jovens contemplados para orientá-los sobre quais documentos devem levar para efetuar a matrícula em uma das quatro Estações da Juventude.

A lista contendo o nome dos sorteados também está disponível no portal da Prefeitura de João Pessoa (www.joaopessoa.pb.gov.br). Os documentos necessários para a realização da matrícula são: carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, CPF, carteira de trabalho, histórico escolar e comprovante de residência.

Estações – As Estações Juventude estão localizadas em quatro bairros da cidade: Mangabeira, Jaguaribe, Alto do Mateus e Expedicionários. Thiago Pacheco disse também que caso todas as 1.700 vagas não sejam preenchidas uma lista de espera foi montada pela coordenação do Projovem, em Brasília, para substituir os alunos que por algum motivo desistiram ou não se adequaram às exigências do programa.

Atualmente, João Pessoa conta com a participação de 2.200 alunos inseridos no programa. Eles estão estudando desde o dia 9 de janeiro deste ano. Com o preenchimento das novas vagas serão 3.900 participantes do Projovem na cidade. As novas turmas estão com as aulas previstas para ter

início no dia 17 de julho.

Inclusão – O ProJovem é um programa do Governo Federal, executado na Capital em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que visa a inclusão social de jovens de 18 a 24 anos que tenham estudado pelo menos até a quarta série do ensino fundamental, mas não tenham concluído a 8ª. É um programa diferente, que propõe uma educação integrada dos alunos. Além de aulas de 5ª a 8ª série, o programa integra ainda qualificação profissional e formação em ação social.

Notícias relacionadas