Projeto que prevê o término da pensão de ex-governadores avança na Câmara Federal - WSCOM

menu

Política

15/05/2019


Projeto que prevê o término da pensão de ex-governadores avança na Câmara Federal

Deputado Ruy Carneiro em debate na Câmara (Larissa Ponce)

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) anunciou nesta terça-feira (14) que o projeto que acaba com a pensão de ex-governadores avançou na Câmara dos Deputados e deve ser aprovado em breve. Ruy é co-autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 269/13), que já obteve parecer favorável do relator Samuel Moreira e agora irá para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para, em seguida, ser submetida a votação no plenário da Casa.

VANTAGENS

Atualmente, ex-governadores de vários estados, incluindo a Paraíba, recebem elevados pagamentos mensais de forma vitalícia, independente de contribuição prévia. Para Ruy Carneiro, essa prática desrespeita o cidadão comum, que trabalha a vida inteira para obter a sua aposentadoria.


“Vemos ex-governadores receberem pensões que podem chegar até R$ 64 mil. Se aposentam com valores elevados após um pequeno ciclo de mandato enquanto a população geral passa anos para se aposentar. Esse tipo de regalia política é prejudicial para o desenvolvimento econômico. Valores como esse poderiam ser usados em políticas públicas para saúde, educação, entre outras áreas”, disse.

BANDEIRA ANTIGA

Em vídeo, publicado em suas redes sociais, Ruy Carneiro também destacou a proximidade da aprovação dessa que uma bandeira antiga de sua atuação.


“Essa é uma luta antiga nossa. Somos um dos autores desta proposta de emenda à Constituição e felizmente recebemos notícias positivas sobre sua tramitação. O parecer favorável do relator Samuel Moreira e o processo de avaliação na CCJ deve encaminhar o projeto para votação na Câmara em poucos dias”, comemorou.


Portal WSCOM