Prefeituras recebem instrumentos musicais doados pela Funart - WSCOM

menu

Entretenimento

28/06/2006


Prefeituras recebem instrumentos musicai

Nove Prefeituras paraibanas receberam instrumentos musicais e partituras, doados pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) – fundação pública vinculada ao Ministério da Cultura (Minc) – e Governo do Estado da Paraíba, através de um acordo de cooperação firmado este ano e publicado no Diário Oficial da União. Por intermédio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) foram entregues 86 instrumentos de sopro e partituras para as Bandas municipais contempladas pelo Programa Nacional de Bandas de Música instituído pela Funarte.

Foram beneficiadas com o Programa as prefeituras de Cajazeiras, Aparecida, Monte Horebe, Juripiranga, Prata, Taperoá, Sumé, Uiraúna e Nova Floresta. As bandas de música receberam instrumentos de acordo com a necessidade.

Foram doados 10 bombardinos em sib, nove bombardão tuba ¾ em sib, nove clarinetas em sib, dez saxofones alto em sib, nove saxofones tenor em sib, nove saxhorn em mib, oito trompetes em sib, sete trompetes em sib, sete flautas transversas em dó, e oito trompas em fá.

O Programa Nacional de Bandas de Música da Funarte/Minc tem como objetivo assegurar a concessão e apoio mediante a doação de instrumentos de sopro e partituras, além de suporte administrativo em cursos de formação e aperfeiçoamento de instrumentistas e mestres das Bandas de Música, públicas ou privadas, já constituídas.

A solenidade de entrega da doação dos instrumentos aconteceu segunda-feira, dia 26, no Cine Bangüê, onde, na ocasião, foi assinado o Termo de Entrega e Recebimento pelos Prefeitos e seus representantes. Participaram da solenidade os prefeitos: de Prata, Marcel Nunes de Farias; de Aparecida, Júlio César Q. de Araújo; de Juripiranga, Antônio Maroja C. Filho; de Monte Horebe, Erivan Dias Guarita; de Nova Floresta, José Zito de Farias Andrade e de Taperoá, Deoclécio Moura Filho.

Representando o prefeito de Cajazeiras Carlos Antônio A. de Oliveira, assinou o Termo de Doação e Recebimento, Kennedy Carvalho, coordenador do departamento de Cultura; e ainda, representando a prefeita de Sumé, Niedja Rodrigues de Siqueira, compareceu Líbma Lucena Ferreira, diretora de Cultura; e representando o prefeito de Uiraúna, João Bosco Fernandes, assinou o Termo, Roberto Rinaldo Fernandes, assessor jurídico.

Participaram também da assinatura de doação, a vice-presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Val Velloso, representando o presidente Temístocles Cabral; a coordenadora do Projeto Nacional de Bandas de Música da Funarte/Minc, Rosana Lemos; o coordenador do Programa de Apoio a Bandas de Música na Paraíba, Eduardo de Oliveira Nóbrega e o diretor-executivo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), Carlos Rieiro.

O projeto existe há 30 anos e este ano a novidade foi à inclusão da flauta e da trompa que não existia em anos anteriores. Rosana Lemos explicou que dos dez tipos de instrumentos doados, sete passaram por perícia. Ela falou da importância da parceria com os Estados. “A Funarte sozinha não tem como executar o projeto. Cada Estado conhece a sua realidade. É fundamental não só o acompanhamento na seleção, mas no uso dos instrumentos”.

O prefeito de Prata, Marcel Nunes de Farias, disse que a doação foi muito importante porque mais alunos vão participar do projeto e os jovens terão oportunidade de se desenvolver através da música. Será uma oportunidade de ocupação e profissionalização. Ele explicou que muitos músicos que pertenciam a Filarmônica Lira de Ouro, já se profissionalizaram e hoje fazem parte de outras bandas no Estado. Marcel enfatizou que todos os instrumentos da Lira de Ouro estavam sem condições de uso.

Notícias relacionadas