Prefeitura entrega chaves para novos moradores do Residencial Vista Alegre - WSCOM

menu

Política

19/02/2018


Prefeitura entrega chaves para novos moradores do Residencial Vista Alegre

A manhã desta segunda-feira (19) ficará marcada na vida de 192 famílias de João Pessoa que estão finalmente realizando o sonho da casa própria por meio do maior programa habitacional da história da Capital. O prefeito Luciano Cartaxo entregou as chaves dos apartamentos no Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul, para as 768 pessoas que viverão, a partir de agora, no Vista Alegre VII, um dos 11 blocos do maior residencial já construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), onde vão morar mais de 8 mil pessoas.

Com mais esta iniciativa, a atual gestão supera a marca das 6,6 mil casas entregues à população da Capital. Ao longo dos últimos cinco anos, a média é de quatro novas moradias construídas, por dia, na cidade. “São mais de 26,4 mil pessoas que viviam, muitas delas, em condições subumanas, em áreas de risco, e que agora passam a viver em uma casa digna, com conforto e acesso a novos serviços. É o primeiro passo para a consolidação de um verdadeiro lar, abrindo novas portas para o futuro de centenas de famílias” explicou Luciano Cartaxo.

Os contemplados com a entrega dos apartamentos do Vista Alegre VII são pessoas que estavam cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) e que viviam em áreas de ocupação, a exemplo de 11 famílias que moravam de maneira improvisada no prédio de uma delegacia desativada, localizada na Rua das Trincheiras, além de outras famílias beneficiadas com o auxílio aluguel, também pago pela PMJP. A dona de casa Maria de Fátima Catanã é umas 192 pessoas beneficiadas com um apartamento do Vista Alegre VII.

Após ocupar por anos o antigo prédio do Hotel Tropicana, há um ano ela estava sob o auxílio aluguel e nesta segunda-feira (19) realizou o sonho de ter um lar. “É muito importante a gente ter uma casa. Sair e ter pra onde voltar, principalmente para quem tem criança, como eu”, disse Maria de Fátima.

O vice-prefeito Manoel Junior, lembrou que, além da casa própria, as famílias estão resgatando o direito à cidadania e tendo a oportunidade de uma moradia digna. “É mais uma etapa vencida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, porque são mais de seis mil famílias beneficiadas com uma casa, que é mais do que um patrimônio. Estamos todos felizes em contribuir para esta obra que tem resolvido problemas históricos de falta de moradia na cidade, ajudando famílias que não conseguiriam ter uma casa sozinhas”, frisou Manoel Junior.

Investimentos – Além do Vista Alegre, foram construídos diversos condomínios pela PMJP, como o Vieira Diniz, Colinas de Gramame, Nice de Oliveira, Novo São José e Saturnino de Brito, entre outros.

Os 2.016 apartamentos do Residencial Vista Alegre são divididos em 11 condomínios, sendo 63 blocos com uma média de 32 unidades por prédio. Dele, já foram entregue 736 apartamentos dos residenciais XI, X, IX e VII, onde moram 2.944 pessoas. Com a entrega de hoje, já somam 928 unidades habitacionais, em que passam a viver mais de 3,7 mil pessoas. Os novos beneficiados nesta manhã são pessoas remanescentes da comunidade do Tijolinho, do antigo prédio de uma delegacia localizado nas Trincheiras e da Rua do Arame, entre outras famílias inscritas na Secretaria de Habitação.

Cada moradia conta com sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e dois quartos, sendo uma suíte, dentro de um padrão de 40² m por unidade nas áreas privativas. “O padrão dos apartamentos é de muita qualidade, se equiparando aos empreendimentos da iniciativa privada”, explicou a secretária de Habitação Sashenka Bandeira.

Estrutura – Próximo das novas habitações será construída uma escola com capacidade para 900 alunos, uma creche, uma unidade de Saúde da Família e ainda uma unidade de policiamento, que vai abrigar equipes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) estava entre as autoridades que prestigiaram a solenidade de entrega das chaves do Vista Alegre VII. Ele destacou os investimentos em habitação que a PMJP tem feito na Capital nos últimos cinco anos. “Com essa entrega de hoje a Prefeitura de João Pessoa chega a mais de 6 mil unidades habitacionais entregues. Sem dúvida, o maior complexo habitacional da história de João Pessoa. Isso demonstra a prioridade que se tem para resolver o problema do déficit habitacional em João Pessoa”, frisou o parlamentar.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) acrescentou que a entrega dos apartamentos beneficiando, sobretudo, as famílias que antes viviam em condições precárias de moradia é um benefício social que vai além da entrega da casa própria. “Para quem está na vida pública é nisso que a gente tem que se apegar. Temos acompanhado tanta coisa ruim na política e ai quando você acompanha um dia como hoje,onde tantas pessoas estão realizando o sonho da casa própria e que esperavam por isso por tantos anos, é muito gratificante”, disse o deputado.

A entrega do Vista Alegre VII foi acompanhada ainda pelo deputado federal, Benjamin Maranhão; pelo superintendente da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Marcos Vinícius; pelo líder do prefeito Luciano Cartaxo na Câmara Municipal de João Pessoa, Milanez Neto; pelos vereadores Lucas de Brito, João Corujinha, Bosquinho, Thiago Lucena e João Almeida; o líder do PSB, Lucélio Cartaxo, a deputada estadual Elisa Virgínia, a presidente da Funasa, Virgínia Ribeiro; e por secretários municipais.

Notícias relacionadas