Prazo para inscrição a bolsas de ensino superior pelo ProUni termina dia 16 - WSCOM

menu

Educação

12/06/2006


Prazo para inscrição a bolsas

Os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa em instituições particulares de ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem ficar atentos para o prazo. As inscrições terminam na próxima sexta-feira (16).

É a primeira vez que o programa será realizado no segundo semestre letivo. Nesta edição, vai oferecer 47.059 bolsas em 834 instituições em todo o país, sendo 35.162 integrais e 11.897 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 133 mil estudantes se inscreveram, número que supera em quase 20% a expectativa do ministério, que era receber 40 mil inscrições. Hoje (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância do programa.

“Neste mês de junho, mais 47 mil jovens vão poder entrar na universidade e se somar aos 204 mil bolsistas do ProUni. Vamos para 251 mil jovens que não podiam cursar a faculdade, 40% deles afrodescendestes, para que a gente possa tornar o Brasil mais equânime”, disse, ao participar da cerimônia de primeira solda do gasoduto Cabiúnas-Vitória, na cidade de Serra (ES).

Para ser selecionado, o candidato deve ter nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005. Para obter a bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, e para a parcial, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos. O estudante também precisa ter feito o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em colégio particular.

As inscrições podem ser feitas, pela internet, no site do MEC: http://www.mec.gov.br/prouni. O nome dos primeiros classificados será divulgado no dia 21 pelo ministério. Desde a criação, no final de 2004, o ProUni concedeu cerca de 200 mil bolsas.

Notícias relacionadas