Portugal x Brasil já causa dor de cabeça aos luso-brasileiros - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

26/06/2006


Portugal x Brasil já causa

A possibilidade do confronto entre Brasil e Portugal nas semifinais da Copa do Mundo da Alemanha já dá calafrios nos luso-brasileiros.

Reunidos para assistir as oitavas-de-final contra a Holanda no clube Arouca, em São Paulo, a colônia portuguesa sofre por antecipação com a iminência do encontro que dividirá corações.

“Ai, estou rezando para que eles não se enfrentem. Se isso acontecer eu vou para o shopping para não ter de torcer contra nenhum dos dois”, avisa Maria Emília Gomes, há 44 anos no Brasil.

José Eugênio Dias também gostaria de evitar o confronto, mas caso ele aconteça já escolheu para quem torcer. “Estou há 46 anos no Brasil, mas quando nascemos em um país e vivemos bastante anos lá não tem como esquecer. Por isso vou torcer por Portugal”, explica Dias, vestido com uma camisa que revela suas três paixões: na frente divisão entre Brasil e Portugal e nas costas um símbolo da Portuguesa.

Enrolado numa bandeira de Portugal, Antonio Carlos também escolherá o país europeu para torcer num possível confronto. Nascido no Brasil, mas filho de portugueses, ele tem uma explicação diferente. “O Brasil já ganhou cinco vezes e o Portugal nenhuma. Seria mais legal ver o país do meu pai ganhar”, justifica.

Voz destoante é Bento do Rio, de 35 anos. Mesmo tendo nascido em Portugal, ele escolherá o Brasil num possível confronto. “Vim com dez anos para cá e sempre torci para o Brasil. Portugal é o meu segundo time”, esclarece.

Mas no momento, os luso-brasileiros dizem que a prioridade é torcer para as duas partes fazerem suas partes.Arthur Andrade Pinto adota um discurso cauteloso e espera que Portugal primeiro passe pela Inglaterra nas quartas-de-final. “Temos que pensar jogo a jogo. Já estamos felizes por ter chegado até aqui”, garante.

Notícias relacionadas