Portugal, Rep. Checa e Itália em campo neste sábado - WSCOM

menu

Mais Esporte

17/06/2006


Portugal, Rep. Checa e Itália

O nono dia da Copa do Mundo da Alemanha será aberto neste sábado com Portugal buscando uma vaga nas oitavas-de-final contra o Irã. Na segunda partida do dia, a Rep. Checa, que estreou atropelando os EUA, enfrenta Gana desfalcada. Itália e EUA fecham o dia no jogo que começa às 16 horas. Confira abaixo os detalhes de cada partida:

Portugal x Irã

Portugal entra em campo neste sábado para enfrentar o Irã no Waldstadion de Frankfurt, pela segunda rodada da primeira fase da Copa do Mundo, sonhando em repetir a façanha de há 40 anos, quando chegou pela primeira vez às oitavas-de-final de um Mundial e brilhou no torneio da Inglaterra-66.

A seleção portuguesa ganhou com dificuldade por 1-0 na estréia contra a modesta Angola, que participa pela primeira vez uma Copa do Mundo d Futebol. Uma vitória que não convenceu e mereceu duras críticas da imprensa portuguesa.

O técnico de Portugal, o brasileiro Luis Felipe Scolari, recebeu mal estas críticas, feitas justamente um dia depois de Pauleta marcar seu 47º gol em 83 jogos da seleção lusa.De qualquer modo, Felipão sabe que a equipe vice-campeã européia deve melhorar seu nível para conseguir o objetivo proposto: ir às quartas-de-final do Mundial da Alemanha.

“Temos que melhorar se quisermos ir mais longe nesse torneio”, declarou o campeão mundial com Brasil em 2002.Os três pontos serviram para começar bem e para Scolari, particularmente, estabelecer o recorde de oito vitórias consecutivas em Copa do Mundo, após as sete do Brasil no Mundial da Coréia do Sul-Japão – 2002.Portugal se salvou com o gol de Pauleta e algumas pinceladas de Luis Figo. Mas Scolari tem outra carta na manga, o luso-brasileiro Deco, que não jogou contra os angolanos por causa de uma lesão muscular.

“Espero uma partida difícil porque será uma das últimas oportunidades do Irã se classificar”, declarou Luis Figo. “Se ganhamos, estamos classificados. É quase uma final para as duas seleções”, acrescentou.Cristiano Ronaldo se recuperou de um problema na tíbia, informou ainda Scolari.

Já o técnico croata do Irã, Branko Ivankovic, muito criticado pela imprensa iraniana depois da derrota para os aztecas, pode fazer algumas modificações e deixar de fora o capitão e centro-avante Ali Daei, com a desculpa de estar com dores nas costas.Ali Daei, de 37 anos, é o maior artilheiro da história da seleção de seu país com 109 tentos.

O goleiro Ebrahim Mirzapour, também criticado pela imprensa por falhar no primeiro gol mexicano, é uma dúvida e poderá ser substituído.

Ali Karimi (Bayern de Munique) e Mehdi Mahdavikia (Hamburgo) voltaram a treinar nesta semana e deverão estar à disposição do técnico, que sentiu a falta de ambos na derrota para o México (3-1).

Rep. Checa x Gana

Desfalcada de sua dupla de ataque titular, formada por Milan Baros e Jan Koller, a República Checa enfrenta Gana neste sábado, no World Cup Stadium de Colônia, buscando garantir uma das duas vagas do grupo E.

A ausência de Baros e Koller é mais um problema no setor ofensivo. Antes da estréia, a seleção já havia perdido o meia Smicer, cortado por uma lesão na coxa direita.

Já Milan Baros ainda não se recuperou de uma contusão no pé direito, sofrida em um amistoso antes do Mundial.

Agora, o técnico Karel Bruckner não pode escalar o atacante Jan Koller, que sofreu um estiramento na coxa direita no jogo de estréia da Copa, contra os Estados Unidos. Contudo, o jogador poderá estar nas oitavas.

Por isso, Bruckner usará o veterano Vratislav Lokvenc, de 32 anos, ao lado do meia improvisado Tomas Rosicky, autor de dois gols na primeira partida e que vive boa fase.

Já Gana, que disputa sua primeira Copa, está em situação delicada: após perder por 2 a 0 para a Itália, os africanos precisarão arriscar para não se despedir mais cedo do torneio.

O sérvio Ratomir Dujkovic, técnico de Gana, assegurou que não está preocupado com as poucas chances de gol criadas por sua equipe no jogo contra a Itália.

“Marcamos oito gols nos amistosos, ou seja, não temos problemas com o ataque. Até o Brasil teve problemas quando substituiu Ronaldo. Acho que jogaremos bem melhor e marcaremos contra a República Checa”, assegurou Dujkovic.

Outra curiosidade da partida será o confronto de duas estrelas do Chelsea: o goleiro Cech, pela República Tcheca, e o meia Essien, apontado como estrela de Gana na competição.

Itália x EUA

A Itália, em boa situação no grupo E da Copa do Mundo, enfrenta um desesperado Estados Unidos amanhã no Fritz-Walter-Stadion de Gelsenkirchen, em jogo que pode classificar os italianos para as oitavas.

Na seleção italiana, a volta do lateral-direito Gianluca Zambrota é a novidade. Ele voltou a treinar com a equipe na última terça-feira e mostrou rendimento melhor que o esperado. O técnico Marcelo Lippi está otimista, mas ainda não sabe em que lado vai escalar o jogador: na Juventus, Zambrotta atuava pela esquerda, mas antes da lesão na seleção jogava pela direita.

Os italianos estão tranqüilos e confiantes. A equipe segue fazendo boa preparação e, se nada de errado acontecer, Zambrotta está escalado. O restante da equipe deve ser a mesma da estréia, com Perrotta no meio-campo, De Rossi fazendo a ligação para o ataque com Pirlo.

A Itália venceu Gana por 2 a 0 na estréia, e uma nova vitória classifica a equipe para as oitavas. Já os americanos não podem pensar na derrota, já que foram derrotados na estréia para a República Tcheca por 3 a 0, e podem ficar de fora caso tropecem de novo.

Para evitar um resultado ruim, o treinador americano Bruce Arena deverá fazer alterações em relação à partida contra a República Tcheca. Arena não deve repetir o esquema 4-1-4-1 e pode dar ênfase à defesa, já que admitiu que sua preocupação são os atacantes italianos Luca Toni e Alberto Gilardino. No ataque, Eddie Johnson pode entrar no lugar de DaMarcus Beasley, que decepcionou na estréia.

Arena também elogiou muito o rival deste sábado. O treinador afirmou que os italianos são melhores e mais fortes que o Brasil, mas seu time vai para cima em busca da vitória. Os EUA podem até empatar para manter a chance de classificação, mas dependeriam da partida entre República Tcheca e Gana.

“Tentaremos vencer. Compreendemos os erros cometidos diante dos tchecos, mas vejo meus jogadores com motivação para reagir”, afirmou Arena.

A delegação americana não ficará em hotéis durante a estadia em Kaiserslautern: a delegação se hospedará na base americana de Ramstein, a aproximadamente 15 quilômetros de distância da cidade.

A Itália corre atrás da vitória para manter as chances de terminar em primeiro em seu grupo, o que evitaria um confronto contra o Brasil nas oitavas-de-final.

Em Kaiserslautern, a segurança foi reforçada. No total, as autoridades calculam que três mil agentes da Polícia estarão presentes dentro e fora dos estádios, e aguardam mais torcedores americanos que italianos pela proximidade com a base americana.

Fique ligado! O iG/Último Segundo acompanha todas as partidas lance a lance!

10h – Portugal x Irã – grupo D

13h – República Checa x Gana – grupo E

16h – Itália x Estados Unidos – grupo E

Notícias relacionadas