01/06/2006
Panificadores aguardam aumento gigante n
Panificadores de João Pessoa aguardam para esta quinta-feira, 1º de junho, confirmação de novo reajuste no preço da farinha de trigo. Se o aumento confirmar, o pão francês comercializado na Paraíba também pode ser reajustado. A expectativa do setor é que o preço do pãozinho de 50 gramas pode disparar.
‘Dizem que é um aumento grande’, informou hoje o presidente do Sindpão, Norberto Sales.
Os panificadores convivem com oscilação no preço do trigo desde o começo do ano. Mas o custo da saca – que tem hoje cotação média de R$ 60,00 – acabou sempre sofrendo recuo.
‘Dizem que agora a ameaça é real’, informou Sales.
As primeiras informações, ainda não confirmadas pelos representantes das distribuidoras locais, são de que o trigo que abastecerá o Nordeste será importado da Argentina. E chegará as padarias paraibanas com o peso das taxas de importação.
‘Ao que tudo indica, agora é pra valer, mas a confirmação virá neste começo de mês’, disse Sales.
Um funcionário da Bunge em João Pessoa – uma das maiores distribuidoras do País – disse ao WSCOM Online que as informações sobre o reajuste serão fornecidas pela matriz da empresa, que opera em Santa Catarina.
‘Só a matriz pode confirmar se haverá o aumento e de quanto será’, disse o funcionário.
Massas – Além do pão francês, o reajuste aguardado para o trigo provocará efeito cascata em diversos outros produtos, alguns bem familiares na mesa dos paraibanos, a exemplo do macarrão.
‘Tudo deve aumentar’, prevê Sales.