Número de políticos palestinos presos por Israel chega a 64 - WSCOM

menu

Internacional

29/06/2006


Número de políticos palestinos presos

Israel realizou nesta quinta-feira mais uma série de prisões de políticos do Hamas, que controla a Autoridade Palestina. Pelo menos 64 parlamentares estão agora em poder de forças israelenses, juntamente com os oito ministros que já estavam detidos desde a manhã desta quinta.

As medidas israelenses fazem parte da ofensiva para resgatar um soldado seqüestrado no domingo, na região próxima ao sul da faixa de Gaza.

O governo israelense negou que tenha feito as prisões para barganhar a libertação do soldado.

“Não há barganha nenhuma. É apenas uma operação contra uma organização terrorista”, disse um porta-voz do exército.

Segundo a agência Reuters, numa declaração conjunta, os países do G8 mais a Rússia pediram a Israel que “aja com o máximo de cautela” depois dos últimos acontecimentos.

“A prisão de parlamentares palestinos nos causa particular preocupação”, diz a nota, que também pede ações do governo palestino para “impedir mais violência terroristas”.

Forças de Israel seguem se acumulando ao norte da Faixa de Gaza, enquanto tanques assumem posições ao sul, um dia depois de fazerem uma incursão a parte do território palestino.

Helicópteros israelenses estão jogando panfletos no norte de Gaza alertando para a população deixar a área por causa do risco de ação militar iminente.

Civis estão estocando água, comida, velas e baterias com medo de escassez em decorrência de eventuais confrontos.

Notícias relacionadas