Marcus Alves lança “K Encontra Paludes” no Espaço Celeiro - WSCOM

menu

Paraíba

03/04/2018


Marcus Alves lança “K Encontra Paludes” no Espaço Celeiro

“K é um ser perturbado por uma melancolia e se dedica a procura o sentido de sua própria vida. Pensei em construir um personagem bem contemporâneo"

O Sapato amarelo (ou K encontra Paludes) é o nome do mais novo livro de Marcus Alves, sociólogo e jornalista, que será lançado nesta quarta-feira (4), às 19h, na Galeria Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano de Cabo Branco. O livro conta a história do personagem K, que passou quase duas décadas à procura de um objeto de desejo e de consumo: um par de sapatos amarelo.

Ao longo dessa sua busca, de acordo com o escritor Marcus Alves, o personagem descobre os ambientes urbanos onde vive e acaba por encontrar o verdadeiro sentido de suas angustias e tristezas. “K é um ser perturbado por uma melancolia e se dedica a procura o sentido de sua própria vida. Pensei em construir um personagem bem contemporâneo”, completa Marcus Alves, ao informar que o livro foi publicado pela editora Cartonera Aberta em parceria com a editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ele lembrou que o livro K encontra Paludes na verdade foi pensado como um documento antigo que ele teria encontrado na biblioteca da Universidade de Brasília (UnB) onde Marcus Alves fez o seu mestrado em Comunicação e o doutorado em Sociologia. “O livro é também a história de um documento, pois o criei como um manuscrito anônimo a partir do qual o escritor faria apenas um processo de compilação e edição. Acrescentei notas de rodapé para que ele se tornasse de fácil compreensão para o leitor. Neste livro pude brincar um pouco com a linguagem literária, como eu sempre quis”, acrescentou Marcus Alves, assessor do CCTA/UFPB e editor da Revista ufpb.br.

O livro K Encontra Paludes foi editado dentro de um processo totalmente artesanal, sendo que a Cartonera Aberta trabalhou com material reciclado, com as capas enumeradas. Cada capa tem uma arte diferente. A obra tem ilustrações criadas pela artista visual e mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, Juliana Alves, e ainda conta com uma xilogravura da artista Rose Catão.

Marcus Alves é mestre em Comunicação Social e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Autor dos livros Cultura Rock e Arte de Massa ( Ed.Diadorim), Cultura no Mercosul: uma política do discurso (Ed. Plano/FAP), O Eterno e o Provisório – Poemas (Ed. Da UFPB) e Arqueologia- Poemas  (Ed. Moura Ramos).

Notícias relacionadas