Lula assina decreto que cria Sistema Brasileiro de TV Digital - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

29/06/2006


Lula assina decreto que cria

O Brasil adotará o padrão japonês de TV digital. O decreto que estabelece a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTD-T) com base na tecnologia japonesa foi assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto. Além da transição do sistema analógico para o digital, o decreto prevê a criação de quatro novos canais digitais públicos – um do Poder Executivo, um da área de educação, um de cidadania e um de cultura.

A partir do início das transmissões em sinal digital, o consumidor não terá que comprar imediatamente um aparelho novo de TV. Ele terá de instalar apenas um adaptador ou caixa de conversão. O sinal analógico, entretanto, continuará sendo transmitido nos próximos 10 anos.

“Este é um projeto destinado a todos os brasileiros, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante a cerimônia.

De acodo com o decreto, as emissoras de TV abertas receberão automaticamente um canal digital e terão prazo de 18 meses para iniciar as transmisssões. Em sete anos, essas emissoras terão que garantir o serviço em todo o território brasileiro e, em dez anos, o sinal analógico deixará de ser transmitido.

Notícias relacionadas