Luiz Couto cobra conclusão de Eixo Norte da Transposição - WSCOM

menu

Política

22/02/2018


Luiz Couto cobra conclusão de Eixo Norte da Transposição

"Aparecida é um dos muitos Municípios abastecidos pelos açudes Coremas e Mãe dÁgua que estão vivenciando a enorme dificuldade provocada pela falta de água"

Depois de passar por várias cidades do Sertão paraibano, cumprindo uma agenda de visitas a correligionários e lideranças políticas, sociais e sindicais, o deputado federal Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento na Câmara Federal ter constatado a situação de calamidade provocada pela seca na região. Ao ouvir representantes das comunidades prejudicadas, Couto reafirmou a necessidade urgente conclusão breve do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco — PISF naquela região.

“Aparecida é um dos muitos Municípios abastecidos pelos açudes Coremas e Mãe dÁgua que estão vivenciando a enorme dificuldade provocada pela falta de água. Os moradores esclarecem que somente a chegada das águas do São Francisco poderá trazer esperança de dias melhores”, declarou o parlamentar, acrescentando que o eixo principal levará água aos reservatórios Morros e Boa Vista, desaguando em leito natural, seguindo para a barragem Engenheiro Ávidos pelo Rio Piranhas, depois para o açude São Gonçalo e o Rio Piranhas-Açu em direção ao Estado do Rio Grande do Norte.

Até agora, o Ministério da Integração Nacional garantiu que a partir de março ou abril deste ano as águas do Rio São Francisco chegarão à Paraíba por meio do Eixo Norte. “Esperamos que isso ocorra o mais rápido possível, pois a população sertaneja não aguenta mais tanta espera e sofrimento. Lembro que a Transposição das águas do Rio São Francisco, iniciada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e levada a até 86,4% por ele e Dilma Rousseff, faz parte do planejamento da administração pública desde a época do Brasil Império, de D. Pedro I, no século XIX. Lula, portanto, foi o único Chefe da Nação que tirou essa gigantesca obra do papel”, destacou Luiz Couto.

Notícias relacionadas