João Pessoa será sede do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa - WSCOM

menu

Entretenimento

15/06/2006


João Pessoa será sede do

João Pessoa vai sediar, no próximo ano, o 3º Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport). Protocolo de intenções nesse sentido foi assinado entre a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Fundação Ormeu Junqueira Botelho, realizadora do evento, além do Governo do Estado e da Saelpa (Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba).

O acordo foi firmado no último sábado, 10, na cidade portuguesa de Lagos, durante a realização da segunda edição do festival. O presidente da Funjope, Luís Carlos de Vasconcelos, representou o prefeito Ricardo Coutinho no ato de assinatura, que teve a presença de Mônica Botelho, presidente da Fundação, Gabriel Alves Pereira Júnior (Saelpa) e Gal Cunha Lima (Funesc).

Cada parte envolvida no protocolo terá a sua responsabilidade. À Prefeitura Municipal de João Pessoa caberá dar apoio e infra-estrutura do local que comportará o evento, além de promover o envolvimento da rede municipal de ensino nas atividades preparatórias do festival. Também ficará sob a responsabilidade do Governo Municipal as questões legais e aplicáveis para a execução do evento e co-coordenação de produção artística em âmbito local.

“Este é um evento de extrema importância, principalmente para sabermos o que está acontecendo no cinema de países de língua portuguesa, a exemplo de nações da África que vêm se destacando. E envolver a cidade de João Pessoa, os alunos e toda a população nesse contexto é importantíssimo”, explicou o diretor Luís Carlos Vasconcelos.

Ele disse que os representantes dos organismos que firmaram o protocolo se reunirão para discutir detalhes do festival. “Estaremos acertando data, local, quantidade de filmes que participarão, quais os formatos, enfim, tudos que envolve o Cineport”.

O festival – O Cineport foi instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004. O evento visa integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

Além disso, o festival colabora para que o segmento do audiovisual se fortaleça nos países onde esta expressão cultural é pouco desenvolvida, procurando abrir possibilidades de intercâmbio entre os profissionais do cinema e do audiovisual e, sempre que possível, em parceria com os órgãos governamentais. Uma das maneira de conseguir isso é buscando uma legislação que incremente a co-produção e a parceria técnica entre os países-membros da CPLP.

O Cicneport teve sua primeira edição realizada no Brasil, entre os dias 1º e 12 de junho de 2005, na cidade de Cataguases, em Minas Gerais. Este ano, o evento aconteceu em Lagos.

Notícias relacionadas