João Pessoa sedia a 1ª Convenção de Tatuagem da Paraíba - WSCOM

menu

Entretenimento

03/06/2006


João Pessoa sedia a 1ª

Depois da ousada geração tropicalista popularizar os dragões tatuados nos braços de meninos do Rio no final da década de 60 e início dos anos 70, a tatuagem virou sinônimo de atitude nas tribos urbanas. E atitude é o que não vai faltar na Primeira Convenção de Tatuagem da Paraíba, que acontece no próximo final de semana – dias 3 e 4 de junho – no Jangada Clube, Praia de Cabo Branco, das 14 às 20h.

A convenção de tatuagem e ‘body piercing’ é uma produção e idealização do artista plástico e produtor de eventos culturais Ícaro Falcão, e a parte artística do evento tem o patrocínio do Governo Municipal através de sua Fundação de Cultural (Funjope). A entrada para a Convenção vai custar R$ 3,00 mais um quilo de alimento, que serão destinados a instituições de caridade com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Município.

Durante três dias, a Convenção vai contar com a presença de tatuadores da Paraíba, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte e ainda uma programação cultural com várias atrações musicais paraibanas e de outros Estados do Brasil.

Origem – A palavra tatuagem vem do inglês ‘tattoo’. O pai do termo ‘tattoo’ foi o capitão James Cook , que escreveu em seu diário a palavra ‘tattow’, também conhecida como ‘tatau’, uma onomatopéia do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e batiam com uma espécie de martelinho de madeira para introduzir a tinta na pele.

Descobertas arqueológicas provam que marcas de tatuagens foram feitas em seres humanos no Egito entre 4.000 e 2.000 a.C. Foi também a partir de lá que a arte da tatuagem viajou o mundo e, por volta de 2000 a.C., a pintura do corpo espalhou-se pela Ásia, na direção da China e Japão.

Para alguns, a origem da tatuagem é tribal. Povos das Filipinas, Camboja e Nova Guiné, entre outros lugares, exportaram seu estilo gráfico de marcar o corpo. No entanto, são os traços vindos da Ilha de Bornéu (arquipélago da Indonésia) que inspiraram o que hoje se conhece como estilo tribal: desenhos com pontas, curvas e traços fortes e negros.

Porém não foram apenas os nativos do Oceano Pacífico que colaboraram com o desenvolvimento dessa arte. Muitas tribos indígenas brasileiras possuem a tatuagem incorporada à sua cultura como um elemento cercado de simbolismo.

Programa de shows da Convenção

Dia 02/06 – Sexta-feira

Pillgrins/AL – 14h às 15h

Chico Correa – 16h às 17h

Tenda Eletrônica Energy – 17h30 às 21h30

Dia 03/06 – Sábado

Dj Lamark – 14h às 15h

Plano B – 15h30 às 17h

Suspensão Valnei / PE

Folclore/RN – 18h às 19h30

Emboscada – 20h às 21h30

Dia 04/06 – Domingo

Revolta Civil/PE – 14h às 15h30

Dead Nomand´s – 15h30 às 17h

DuSouto/RN – 18h às 19h

Premiação da convenção de tatuagem e ‘body piercing’

Lamd Resh – 20h às 21h30

Notícias relacionadas