03/06/2006
João Pessoa sedia a 1ª
Depois da ousada geração tropicalista popularizar os dragões tatuados nos braços de meninos do Rio no final da década de 60 e início dos anos 70, a tatuagem virou sinônimo de atitude nas tribos urbanas. E atitude é o que não vai faltar na Primeira Convenção de Tatuagem da Paraíba, que acontece no próximo final de semana – dias 3 e 4 de junho – no Jangada Clube, Praia de Cabo Branco, das 14 às 20h.
A convenção de tatuagem e ‘body piercing’ é uma produção e idealização do artista plástico e produtor de eventos culturais Ícaro Falcão, e a parte artística do evento tem o patrocínio do Governo Municipal através de sua Fundação de Cultural (Funjope). A entrada para a Convenção vai custar R$ 3,00 mais um quilo de alimento, que serão destinados a instituições de caridade com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Município.
Durante três dias, a Convenção vai contar com a presença de tatuadores da Paraíba, São Paulo, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte e ainda uma programação cultural com várias atrações musicais paraibanas e de outros Estados do Brasil.
Origem – A palavra tatuagem vem do inglês ‘tattoo’. O pai do termo ‘tattoo’ foi o capitão James Cook , que escreveu em seu diário a palavra ‘tattow’, também conhecida como ‘tatau’, uma onomatopéia do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e batiam com uma espécie de martelinho de madeira para introduzir a tinta na pele.
Descobertas arqueológicas provam que marcas de tatuagens foram feitas em seres humanos no Egito entre 4.000 e 2.000 a.C. Foi também a partir de lá que a arte da tatuagem viajou o mundo e, por volta de 2000 a.C., a pintura do corpo espalhou-se pela Ásia, na direção da China e Japão.
Para alguns, a origem da tatuagem é tribal. Povos das Filipinas, Camboja e Nova Guiné, entre outros lugares, exportaram seu estilo gráfico de marcar o corpo. No entanto, são os traços vindos da Ilha de Bornéu (arquipélago da Indonésia) que inspiraram o que hoje se conhece como estilo tribal: desenhos com pontas, curvas e traços fortes e negros.
Porém não foram apenas os nativos do Oceano Pacífico que colaboraram com o desenvolvimento dessa arte. Muitas tribos indígenas brasileiras possuem a tatuagem incorporada à sua cultura como um elemento cercado de simbolismo.
Programa de shows da Convenção
Dia 02/06 – Sexta-feira
Pillgrins/AL – 14h às 15h
Chico Correa – 16h às 17h
Tenda Eletrônica Energy – 17h30 às 21h30
Dia 03/06 – Sábado
Dj Lamark – 14h às 15h
Plano B – 15h30 às 17h
Suspensão Valnei / PE
Folclore/RN – 18h às 19h30
Emboscada – 20h às 21h30
Dia 04/06 – Domingo
Revolta Civil/PE – 14h às 15h30
Dead Nomand´s – 15h30 às 17h
DuSouto/RN – 18h às 19h
Premiação da convenção de tatuagem e ‘body piercing’
Lamd Resh – 20h às 21h30