Inundação provoca morte de nove pessoas no leste dos EUA - WSCOM

menu

Internacional

28/06/2006


Inundação provoca morte de nove

A pior inundação no leste dos Estados Unidos em décadas, provocada por vários dias de intensas chuvas torrenciais, matou ao menos nove pessoas e forçou a retirada de milhares de americanos de suas residências.

Com estradas destruídas e o nível da água subindo, autoridades declararam estado de emergência nesta quarta-feira em várias partes dos Estados de Nova Jersey, Nova York e da Pensilvânia.

Mais de 200 mil pessoas de Wilkes-Barre, na Pensilvânia, e de áreas vizinhas receberam a ordem de deixar suas casas nesta quarta-feira, quando o rio Susquehanna elevou-se a um nível perigoso, informou uma autoridade local.

Autoridades distritais adotaram a medida como precaução à medida que o rio se aproximou dos 12,4 metros, nível que põe em risco o sistema de controle de enchentes.

A Guarda Costeira dos EUA utilizou helicópteros para resgatar mais de 70 pessoas que ficaram ilhadas nos telhados de imóveis da área de Wilkes-Barre, que não via um caso de emergência similar desde 1972, quando uma tempestade tropical varreu a região matando seis pessoas e destruindo ou danificando milhares de casas.

O Serviço Nacional Meteorológico informou que ocorreram nove mortes na região oriental dos EUA. O governador de Nova York, George Pataki, disse que esta foi a pior inundação já vista nos quase 12 anos em que está à frente do governo.

Notícias relacionadas