Documentos de Zarqawi 'vão destruir Al-Qaeda no Iraque' - WSCOM

menu

Internacional

15/06/2006


Documentos de Zarqawi 'vão destruir

Documentos e arquivos de computador encontrados no esconderijo do líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Mussab al-Zarqawi, levarão à destruição da organização no país, diz o assessor de Segurança Nacional do Iraque, Mouafak al-Rubaie.

Zarqawi foi morto na semana passada, durante um ataque aéreo americano contra a casa na qual ele estava escondido.

Segundo o assessor de Segurança Nacional, os documentos e arquivos encontrados são “um grande tesouro”, com “muitas informações”.

‘Vantagem’

Al-Rubaie disse que “agora nós (o governo iraquiano) estamos em vantagem”, pois, segundo ele, o graças aos documentos, “agora se sabe os esconderijos deles, os nomes de seus líderes, o paradeiro deles e seus movimentos”.

Ele acredita que os achados são “o começo do fim da Al-Qaeda no Iraque” e acrescentou que os documentos mostram que o grupo está passando por sérias dificuldades, tanto em termos políticos como em questões de armamentos, treinamento e uso da mídia.

O assessor de Segurança Nacional afirmou ainda que os documentos serão divulgados gradualmente, assim que as investigações sejam concluídas.

Al-Rubaie disse ainda que um grande número de soldados dos Estados Unidos deixarão o país até o fim do ano e a maioria sairá do Iraque até o final de 2007.

O representante iraquiano estimou também que o último soldado a se retirar do Iraque deverá fazê-lo até meados de 2008.

Notícias relacionadas