‘Dia D’ contra paralisia neste sábado pretende vacinar em torno de 350 mil crian - WSCOM

menu

Paraíba

10/06/2006


‘Dia D’ contra paralisia neste

Os secretários de Saúde Geraldo Almeida e Roseana Meira abriram oficialmente esta manhã a campanha nacional de multivacinação, na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) em João Pessoa. O coordenador do Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Walter Albuquerque, informou ao WSCOM Online que o “Dia D” da vacinação contra a paralisia infantil imunizará um total de 343 mil crianças menores de 5 anos na Paraíba.

A SES enviou 400 mil doses da vacina Sabin para 1.900 postos distribuídos no Estado, sendo 210 em João Pessoa para a vacinação de 57.592 crianças. No ano passado, em torno de 330 mil foram vacinadas, mas a meta é que 343 recebem as duas gotas da vacina.

Apenas crianças com diarréia, febre (acima de 39º) e vômitos devem se abster da vacinação. Eles poderão ser vacinadas posteriormente nos postos dos bairros.

“Crianças com problemas respiratórios, comum nessa época do ano, devem ser imunizadas normalmente”, acrescentou.

A vacinação contra a pólio (doença infecto-contagiosa viral aguda) em um único dia é uma estratégia de combate ao agente causador da pólio, segundo o coordenador de imunização da SES.

“O principal objetivo é fazer com que o vírus vacinal impeça a atuação do vírus selvagem, que provoca a doença, o que ocorre com a vacinação de todas as crianças de uma só vez”, esmiuça.

E alerta: “a vacina não tem 100% de eficácia, não permitindo saber se a criança está completamente imunizada, sendo muito importante reforçar essa barreira de proteção”, afirma.

“Estamos colocando ainda postos volantes, também”, informou.

Veja onde vacinar:

Além dos postos de saúde, no posto volante do Shopping Sul, Sebrae, Manaíra, Tambiá, Lojas Esplanada, Farmácia Roval, Rodoviária, Supermercado Menor Preço, Bompreço da Castro Pinto, Escola Municipal José Lins do Rego, Igreja Evangélica do Cristo, Espaço Cultural, Hiperbompreço, Hospital de Guarnição, Unimed, Iate Clube, Pão de Açúcar do Retão de Manaíra e de Miramar, Sesc-Praia, Compre-Bem da Beira-rio, Funad e Carrefour.

Notícias relacionadas