Confira as programações religiosas na Semana Santa - WSCOM

menu

Paraíba

30/03/2018


Confira as programações religiosas na Semana Santa

O ‘Roteiro das Paixões 2018’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, disponibiliza 22 apresentações até o dia 1º de abril

A Sexta-feira da Paixão tem uma programação especial de atividades em comemoração a Semana Santa, em João Pessoa.  As paróquias marcam eventos para lembrar a Paixão de Cristo. A programação vai até o domingo (1º) com a celebração da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Confira a agenda abaixo:

Via Sacra

A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, com o apoio das equipes de Liturgia, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e do Segmento de Adolescentes (SEGUE-ME), promove na sexta-feira (30), às 6h, a tradicional Via-Sacra das Igrejas, com uma caminhada de fé, com orações cânticos e louvores, por várias igrejas e capelas no Centro de João Pessoa.

Percurso:

1- Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

2 -Igreja das Mercês

3 -Nossa Senhora do Carmo

4- Mosteiro de São Bento

5 – Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

6 –Adro da Igreja de São Francisco

7 – Igreja Santa Terezinha

8- Capela do Colégio João XXIII

9-  Igreja Mãe dos Homens

10 – Capela do Colégio Pio X

11- Capela do Hospital Santa Isabel,

12- Capela do Colégio das Lourdinas

13- Capela Bom Pastor

14- Capela da Maternidade Cândida Vargas

15- Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

Paixão de Cristo (Cabedelo)

Desta sexta (30) ao domingo (1º), acontece, em Cabedelo, o espetáculo da Paixão de Cristo – Porque Ele Vive. O espetáculo será realizado na Praça Getúlio Vargas e contará com a participação do cantor Felipe Alcântara no papel de Jesus Cristo, sob a direção do ator Dadá Venceslau. São 80 pessoas envolvidas na produção do espetáculo, dentre atores e artistas locais. A Paixão de Cristo contará com 27 cenas e terá a duração de 1h15.

Intérprete de grandes sucessos nacionais à frente do grupo de forró Os Gonzagas até o ano passado, Felipe Alcântara foi convidado por possuir uma identificação muito forte com o cristianismo e com a cidade de Cabedelo, onde faz parte da comunidade católica Fraterno Amor, localizada no bairro de Camboinha.

Procissões

A Arquidiocese da Paraíba divulgou a programação de procissões e celebrações católicas no período da Páscoa em João Pessoa.

Na Sexta-Feira Santa (30), a Catedral convida os fieis a participarem de três momentos celebrativos. Às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e, às 12h, será rezado o Ofício da Agonia. À tarde, por volta das 15h, acontece a Celebração da Paixão e a Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

No Sábado de Aleluia (31), Dom Dulcênio preside, na Catedral, a Santa Missa às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal.

O Domingo de Páscoa é o dia que os católicos celebram a Ressurreição. Na Catedral, Dom Dulcênio preside a missa às 10h. No mesmo dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com Pe Luciano Guedes e os vigários da Catedral.

Espetáculos

O ‘Roteiro das Paixões 2018’, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, disponibiliza 22 apresentações até o dia 1º de abril. Além dos bairros de origem, quatro espetáculos foram selecionados para encenação na Casa da Pólvora, Parque da Lagoa, Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e Centro Cultural Gervásio Maia.

Dia 30 (sexta-feira)

4h30 – Ilha do Bispo. Igreja Nosso Senhor do Bonfim – “Paixão de Cristo: Desertos”

18h30 – Centro Cultural de Mangabeira
“Paixão de Cristo: Desertos”

19h – Mandacaru. . Jardim Esther (R. Maria Madalena Ramalho Bandeira)
“Paixão de Cristo Itinerante”

19h – Alto Roger (R. Carlos Pessoa, em frente à Paróquia Santa Terezinha)
“A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”

19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”

19h – Valentina. Vila Olímpica (R. Sgt. Pedro Nazaré Machado)
“Paixão de Cristo: E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Comunidade Adorai

19h30 – Funcionários II. Campo de futebol (R. Antônio Targino da Fonseca) – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”

Dia 31 (sábado)

19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”

Dia 1º de abril (domingo)

18h – Parque da Lagoa – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”

19h – Gervásio Maia. Centro Cultural Gervásio Maia – “Auto de Deus”

19h30 – Ilha do Bispo. Praça Índio Piragibe – “Paixão de Cristo: Desertos”

Notícias relacionadas