‘Cinema a Granel’ exibe, nesta quarta, filme do mexicano Amat Escalant - WSCOM

menu

Cinema

27/10/2010


‘Cinema a Granel’ exibe filme mexicano

Cinema arte

O longa-metragem Sangre (2005, México), dirigido pelo cineasta Amat Escalante, é a atração de outubro do projeto “Filmes a Granel”, sessão de cineclube realizada uma vez por mês no Espaço Cine Digital, anexo ao Cine Bangüê, no Espaço Cultural. Excepcionalmente, a sessão será nesta quarta-feira, 27, às 19h30, com entrada franca.

A sessão de cineclube mensal é uma iniciativa da cooperativa paraibana Filmes a Granel. O tema desta primeira temporada é “Um Cinema sob Influência”, onde os cineastas participantes da cooperativa apresentam filmes que influenciaram seu trabalho e falam de suas produções antes mesmo de estarem prontas. Após a sessão desta quarta-feira, o cineasta paraibano Arthur Lins vai mostrar os detalhes do seu próximo projeto, o curta A Felicidade dos Peixes.

A programação do “Filmes a Granel” foi iniciada em agosto deste ano e já exibiu os filmes As Praias de Agnès (2008, França), de Agnès Varda, apresentado por Ana Bárbara Ramos, uma das idealizadoras da cooperativa, e A Outra Margem (2007, Portugal), dirigido por Luís Filipe Rocha, que teve apresentação do cineasta paraibano Bertrand Lira.

Sangre foi lançado em 2005 na mostra “Um Certo Olhar”, dentro do Festival de Cannes, no qual foi premiado com o FIPRESCI Award, seção paralela mais importante dentro do festival. O filme mostra a vida real e tediosa de Diego (Cirilo Recio) e Blanca (Laura Saldaña Quintero), um casal de classe média mexicana. Ele trabalha como guarda em um prédio do governo e ela em uma pizzaria.

Depois do trabalho, os dois deitam-se no sofá, assistem a novelas ou fazem amor. E é nisso que se baseia o seu relacionamento, até que um dia essa rotina é interrompida: Karina, filha de Diego de um casamento anterior, chega à procura do amor do pai, mas Blanca recusa-se a aceitá-la. Através da bonita fotografia e de um recorte de cenas bastante pessoal, a trama se desenrola, tomando novo fôlego conforme Diego vai perdendo o controle da situação.

Notícias relacionadas