WSCOM Online

Login no site Esqueci minha senha O que é Vozmice?
Busca no site

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aliquam dapibus leo quis nisl. In lectus. Vivamus consectetuer pede in nisl. Mauris cursus pretium mauris. Suspendisse condimentum mi ac tellus. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Donec sed enim. Ut vel ipsum. Cras consequat velit et justo. Donec mollis, mi at tincidunt vehicula, nisl mi luctus risus, quis scelerisque arcu nibh ac nisi. Sed risus. Curabitur urna. Aliquam vitae nisl. Quisque imperdiet semper justo. Pellentesque nonummy pretium tellus.

Menu de navegação

Janguiê Diniz

Janguiê Diniz é procurador Regional do Ministério Público do Trabalho (PE), exerce a função de professor efetivo da Faculdade de Direito do Recife (UFPE), é Diretor-geral da Faculdade Maurício de Nassau e presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (Abrafi).


Exame prediz inicio da menopausa

Postado por Janguiê Diniz as 9:51 h

A idade média da menopausa situa-se em torno de 50 anos de idade. Quando ocorre antes dos 40-45 anos, denomina-se menopausa precoce. Os médicos julgam que ela aparece mais cedo do que o habitual, sem necessariamente ser tida como precoce, quando surge entre 45-50 anos. A menopausa precoce, que atinge 2% da população feminina, não significa que a mulher possa engravidar até essa data, pois, a infertilidade sobrevêm em média cinco anos mais cedo e, às vezes, até mais em determinados casos. Atualmente, a regularidade dos ciclos menstruais e os antecedentes familiares continuam sendo os melhores índices de avaliação da menopausa precoce.

Há poucas semanas, pesquisadores iranianos publicaram o desenvolvimento de um método com uma nova dosagem hormonal no sangue que permite elaborar um modelo estatístico para predizer com precisão à chegada da menopausa em função da evolução da concentração do hormônio. O hormônio em questão é o “Hormônio Anti-Mulleriano”, que é um marcador de reserva ovariana e vai decrescendo conforme os folículos vão envelhecendo.

O estudo que chegou a essa conclusão analisou durante 12 anos o sangue de 266 mulheres entre 20 e 49 anos. Segundo os pesquisadores, houve suficiente coincidência entre a idade que foi avaliada pelo método e a idade cronológica (real) das mulheres na menopausa, com uma diferença de apenas quatro meses. No entanto, esse modelo deverá ser submetido a pesquisas em maior escala antes de ser aprovado.

Testosterona elevada aumenta risco cardíaco (1)

Um amplo estudo multicêntrico demonstrou que homens acima de 65 anos de idade com níveis elevados de testosterona estão mais propensos a ter atraques cardíacas ou outras doenças cardiovasculares no futuro. Os resultados do estudo foram apresentados no Congresso Anual da Sociedade Americana de Cardiologia, em San Diego, Califórnia, há cerca de três semanas.

 

Testosterona elevada aumenta risco cardíaco (2)

Muitos pacientes fazem uso de suplementos de testosterona para vários problemas médicos, incluindo falta de desejo sexual e transtornos de ânimo, os quais não colocam em risco suas vidas, mas, sem saber, aumentam a possibilidade de adquirir doenças cardiovasculares. Com um seguimento médio de quatro anos, 697 homens de 65 anos e de uma mesma comunidade, participaram do estudo. Quatorze por cento do total apresentaram eventos relacionados com doença coronariana e níveis elevados de testosterona.

CFM revoga resolução sobre uso de órgãos de anencéfalo para transplante (1)

O Conselho Federal de Medicina, em 2004, considerando que os anencéfalos são natimortos cerebrais (não possuem os hemisférios cerebrais) e tem parada cardiorrespiratória durante as primeiras horas pós-parto, e levando em conta que os pais demonstram elevado sentimento de solidariedade e autorizariam a retirada de órgãos e tecidos, baixou resolução permitindo que equipe médica especializada poderia realizar transplantes desses órgãos e tecidos logo após o nascimento.

CFM revoga resolução sobre uso de órgãos de anencéfalo para transplante (2)

No entanto, devido aos precários resultados obtidos com os órgãos transplantados, algo que tem sido observado em todo o mundo, nova Resolução foi publicada há cerca de um mês revogando aquela que autorizava esses transplantes. O pensamento inicial era que as crianças receberiam os transplantes pela compatibilidade das dimensões dos órgãos.

História da Medicina

1) Percival Pott (1714-1788) foi um cirurgião que nasceu em Threadneedle Street, em Londres.

2) Na historia da medicina, é tido como um dos fundadores da Ortopedia.

3) Foi um dos primeiros cientistas a demonstrar que o câncer pode ser causado por carcinogênicos do meio ambiente.


Comentários


Arquivos

Publicidade

Busca no site


© Todos os direitos reservados - Grupo WSCOM de Comunicação - www.wscom.com.br

Produzido por Construir Sites