A VEZ DA INDÚSTRIA LIMPA NA PARAÍBA (I)

O Turismo de Eventos e Negócios vem se destacando como um segmento de grande importância para a economia da Paraíba, considerado como uma estratégia inteligente utilizada para atrair congressistas em períodos de baixa demanda, promover a imagem do destino, gerar emprego, distribuir renda, gerar oportunidades de negócios, injetar dinheiro novo na economia, movimentar o comércio, atrair empresas que prestam serviços que gravitam diretamente no mercado de eventos, fazendo com que a sazonalidade seja minimizada.

Atualmente, a capital paraibana vem realizando inúmeros eventos associativos, corporativos e técnico-científicos de todos os portes, graças a política de investimentos do Governo Ricardo Coutinho, com a construção da maior obra de infraestrutura turística nos últimos 20 anos, que é o novo complexo do Centro de Convenções de João Pessoa que já opera em sua plenitude.

Trata-se de empreendimento, cujas obras e serviços em questão buscam, por meio do novo centro de convenções, criar uma ambiência turística relevante e possibilitar que a Paraíba possa gerar novas oportunidades de negócios e sediar eventos corporativos, médicos, associativos de grande porte, além de espetáculos e musicais. Devido à dimensão do centro de convenções, com sua capacidade receptiva, está sendo possível alocar diversos tipos de eventos no seu interior, regularizando o movimento do fluxo turístico na cidade de João Pessoa. Fato incontestável!

Complexo arquitetônico de formas modernas e arrojadas, o Centro de Convenções caracteriza-se pela ousadia de ser dotado de todas as facilidades existentes nos mais modernos centros de convenções do país. O programa funcional foi desenhado de forma a atender integralmente às necessidades espaciais e facilidades operacionais e de infraestrutura demandadas pelo mercado turístico. Essa flexibilidade do empreendimento foi planejada para permitir que nele sejam desenvolvidos diversos eventos simultâneos, em ambientes adequados às mais variadas atividades. Conforme o projeto arquitetônico, projetou-se uma ampla utilização de paredes divisórias móveis, especialmente formatadas para garantir não só um elevado conforto térmico e acústico, como também rapidez na modificação das dimensões de cada ambiente.

Informações levantadas através de pesquisas técnicas do Observatório do Turismo de Eventos do Convention Bureau prevê que até 2021, com os eventos captados somente em 2016 e 2017, irão trazer para João Pessoa, cerca de 100 mil turistas que devem injetar na economia da capital cerca de R$ 120 milhões, incrementando inúmeros benefícios para a cadeia produtiva da região metropolitana, bons negócios para o parque hoteleiro, o setor de alimentação, o comércio e para o poder público municipal e estadual que arrecada tributos como o ISS e ICMS.
A Paraíba tem alcançado muitos marcos históricos importantes e a atração de turistas por meio dos congressos, proporciona mais oxigenação na economia e impulso do PIB estatal para cima, além de tornar nossas potencialidades ainda mais competitivas.


DROPS

O Destino Paraíba foi apresentado pela primeira vez na cidade de Funchal, em Portugal, em mais um processo de capacitação promovido pelas operadoras Exoticoline e Solférias. Ao todo, o roadshow passará por mais quatro cidades, Coimbra, Porto, Lisboa e Vilamoura. A estimativa é de que cerca de 800 agentes de viagens prestigiem os eventos.

No dia 20 de dezembro, os paraibanos vão ganhar uma nova opção para conhecer a Europa. A companhia aérea Air Europa, da Espanha, estará iniciando as operações do voos direto entre Recife e Madri, e que coloca à disposição de seus passageiros conexões para praticamente todos os destinos no continente europeu. A estimativa do diretor geral Brasil e Expansão América Latina, Enrique Martin-Ambrosio, é de que 20% do avião, que tem capacidade para atender 299 passageiros, sejam de paraibanos.

A 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa registrou um crescimento do faturamento acima de 30% e tem se tornado um evento mais internacional, conforme os organizadores. Dos 216 estandes instalados no Centro de Convenções da capital paraibana, 45 eram de expositores estrangeiros, o que representa 35,71%.

Natural de Recife (PE), o jornalista empreendedor do setor turístico Paulo Roberto Miranda recebeu, na última segunda-feira (23), o ‘Título de Cidadão Pessoense’ das mãos do vereador Milanez Neto (PTB), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), pelos serviços prestados no setor turístico no Brasil. A sessão aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena e foi prestigiada por amigos, familiares, jornalistas e personalidades do turismo.

IV Fórum de Gestão em Viagens Corporativas reuniu Lideranças do Turismo no Centro de Convenções de João Pessoa. Focado na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do Trade Turístico paraibano, o fórum já é consolidado como espaço para novos contatos, trocas de informações, criação e renovação de parcerias e acordos comerciais imediatos e futuros entre os mais diversos segmentos da cadeia produtiva e econômica do turismo paraibano.